Lapa de dia e de noite

O melhor lugar para começar qualquer roteiro pela Lapa são os Arcos da Lapa, ou, como são conhecidos oficialmente, o Aqueduto da Carioca. Construído em pedra e cal em 1750, com dezoito metros de altura, ele transportava as águas do rio Carioca para abastecer a cidade.

Arcos da Lapa

Depois que ele se tornou obsoleto, construíram o bonde que vai para Santa Teresa e passa em cima do arcos, com uma vista incrível. Recentemente ele foi reaberto para a população.

bonde santa teresa rio 2

Alternativamente para ir para a Santa Teresa, também dá para subir pela Escadaria Selarón. Ela foi construída pelo artista plástico Selarón como uma homenagem ao Brasil, o país que ele escolheu e amou até sua morte em 2013. Ele dedicou vinte anos de sua vida a enfeitar as escadas do Convento de Santa Teresa, no início sem apoio algum. Aos poucos, as pessoas foram curtindo o trabalho dele e começaram a trazer presentes – ele chegou a ganhr azulejos de 60 países diferentes.

Em 2005, a Escadaria foi reconhecida como um ponto turístico do Rio, e depois disso apareceu em clipes do U2 e do Snoop Dogg, além do vídeo de candidatura para as Olimpíadas.

Escadaria Selarón Rio 1

Escadaria Selarón Rio 2

Outra atração legal do bairro é a Feirinha do Lavradio, que acontece no primeiro sábado de cada mês. Fica bem cheio, mas é um bom lugar para comprar antiguidades, e sempre tem barraquinhas com comida e música.

A catedral da Lapa é outro lugar que chama a atenção, principalmente pelo formato do prédio. Ela é projeto do arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca, e alguns dizem que é inpirada nas naves do projeto Apollo, e outros falam que é baseada nas pirâmides maias. Basicamente o futuro ou o passado.

Catedral da Lapa

De noite é que a Lapa fica cheia, e é difícil escolher onde ir. É um dos melhores lugares para sair de noite no Rio, com um número absurdo de bares e pubs em casarões coloniais reformados. Quando você atravessa os arcos e anda pela Mem de Sá, vai ver milhões de opções de lugares, com quase qualquer tipo de música e comida.

Rua Mem de Sá 1

Rua Mem de Sá 4

Debaixo dos arcos tem o Circo Voador, casa de shows que sempre tem uma programação interessante. Lá perto também ficam a Fundição Progresso e o Teatro Odisséia, cujas programações também vale a pena checar antes de ir para o Rio. A Sala Cecilia Meireles, construída para receber concertos de câmara, também é um bom lugar, com opções de jazz e música clássica.

Quanto aos bares, sou tradicional e gosto de dois famosos que sempre tem samba. Tem o Rio Scenarium, que é um dos lugares de shows mais bonitos que já vi na vida. Ele costuma ter duas apresentações por noite, além de um espaço mais estilo boate.

Rio Scenarium show

Ele fica na rua do Lavradio, que é uma graça.

Rua do Lavradio grafite

Meu preferido pela música é o Carioca da Gema. É uma casa de shows em que quase sempre você acha samba de ótima qualidade.

Carioca da Gema

Claro que tem um milhão de lugares para ir, mas esses são só alguns dos quais gosto pela qualidade da música.

Clique aqui para ler todos os posts que já saíram sobre o Brasil.

Deixe uma resposta