A Praça Mauá

Eu não queria incluir essa parte junto com o post em que falei do Centro do Rio porque queria focar no Rio antigo, mas dá para fazer um roteiro que inclui os dois facilmente. Mas vai ser mais fácil usá-lo como roteiro de três dias, já que são muitos os lugares para visitar, ou fazer cortes.

A revitalização da Praça Mauá é talvez o maior legado das Olimpíadas de 2016, mas um que seria ainda melhor se o governo tivesse cumprido a promessa de  limpar a baía de Guanabara. A região era considerada decadente e perigosa, e a construção de dois museus e a implementação do VLT conseguiram revigorá-la. Todas as vezes em que fui lá vi artistas de rua e food trucks, e ficou um lugar muito agradável.

Museu de Arte do Rio Praça Mauá

O Museu de Arte do Rio foi inaugurado ainda em 2013. Ele ocupa dois edifícios na praça, o palacete Dom João VI, em estilo eclético, e o antigo terminal rodoviário, e eles foram integrados pela construção em cima, que privilegia a vista.

Quando eu fui lá, vi exposições sobre o Rio que eram lindas, e achei que o museu valia muito a pena. Mesmo para quem não gosta de arte, ele vale a pena para ver o porto. Também tem um restaurante no terraço.

museu do amanha

Já o Museu do Amanhã foi inaugurado em 2015, com a proposta de ser um museu focado em ciências e artes. Ele pretende alertar sobre perigos como aquecimento global e degradação ambiental. Tem como comprar o ingresso online, e também há um ingresso combinado que dá um desconto para quem pretende visitar ambos os museus. Nele eu nunca consegui entrar. Na época das olimpíadas, só dava para comprar online e o app não funcionava em celulares android. Nas outras vezes, ouvi tanta gente falando das filas internas que desisti. Se alguém foi, conta nos comentários se vale a pena.

Museu do Amanhã Rio

O Boulevard Olímpico, que leva da Praça XV até o Aquario, está cheio de praças e painéis feitos por artistas. O mais famoso é o Todos Somos Um, de Eduardo Kobra.

Grafites perto da Praça Mauá Rio 1Grafites perto da Praça Mauá Rio 2

Grafites perto da Praça Mauá Rio 3Grafites perto da Praça Mauá Rio 4

Grafites perto da Praça Mauá Rio 6Grafites perto da Praça Mauá Rio 7

Lembrando que nas terças feiras os dois museus são gratuitos, mas a fila para o Museu do Amanhã intimida!

Clique aqui para ler todos os posts que já saíram sobre o Brasil.

Deixe uma resposta