Volta ao Mundo em Filmes: Rússia – Arca Russa

Foi difícil escolher um só filme para a Rússia, mas no final resolvi escolher Arca Russa, do Sokurov, por ser um passeio pela história de São Petersburgo. Ainda bem que saiu nos filmes, porque não tenho a mínima idéia do que vou fazer quando tiver que escolher um só livro, já que é minha literatura preferida.

O filme todo se passa dentro do Palácio de Inverno do Hermitage, e foi filmado em uma só tomada. Foram três tentativas de sincronizar os mais de mil e quinhentos atores e três orquestras, a primeira das quais falhou em menos de cinco minutos. Finalmente, com a bateria e a luz do sol acabando, quase no fim das quatro horas pelas quais eles tinham permissão de usar o museu, eles conseguiram filmar todo o filme em 90 minutos. Podemos dizer sem exageros que é um filme único.

O narrador do filme anda pelo palácio encontrando personagens da história da cidade. Ele é acompanhado pelo “europeu”, um diplomata francês na Rússia do século XIX.

Eles passam por Pedro, o grande, construtor da cidade, conversando com seus generais, uma ópera durante a época da tsarina Catarina, uma audiência de Nikolai I, vêem a vida das filhas de Nikolai II, as obras sendo protegidas durante o cerco de Leningrado na segunda guerra, que durou 900 dias, passam por visitantes no museu atual, e um grande baile.

russian-ark-3

Não é um filme que agrada todo mundo – ele basicamente não tem enredo e ser tão pouco convencional não funciona para todos. Mas para quem procura um filme de grande beleza e inventividade ou quem curte a história da Rússia e de São Petersburgo, ele é imperdível.

Se você quer mais opções e idéias, leia nosso post com livros e filmes para entrar no clima de uma viagem para a Rússia.

4 comentários

  1. Laura

    Adoro literatura russa, mas nunca vi um filme. Parece interessante!

Deixe uma resposta