14 funções escondidas do Google Maps que te ajudam a viajar melhor

O Google Maps é conhecido como um app de mapa, que pode ser útil para viajar sem carregar mapas de papel. Mas para mim, nenhum dos dois substitui o outro. Ainda pego mapas de papel, principalmente aqueles organizados por albergues ou projetos culturais e que marcam recomendações ótimas. E se eu ficar sabendo que, ao entrar em um albergue, alguém na chegada desenha em um mapa todo para dar recomendações pessoais, escolho o albergue só por causa disso. O Maps, por outro lado, também tem vantagens que o mapa de papel não tem. Algumas são óbvias, mas outras são bem escondidas e vejo que muita gente não conhece. Então, resolvi fazer um post falando dessas funções e como usar esse app para viajar melhor.

 

Como mapa, mesmo offline

Mapa de Madrid offline

O mapa do Google Maps é a função mais óbvia e utilizada. Mas nem todo mundo sabe que ele funciona mesmo offline. Comigo, às vezes ele demora um pouquinho para abrir, mas logo aparece. Eu costumo salvar os lugares pelos quais eu sei que vou procurar com uma estrelinha, como o albergue e atrações que quero ver. Assim, fica fácil achá-lo mesmo offline, quando a busca não funciona.

Uma outra opção é salvar o mapa da cidade offline, assim você também pode fazer buscas. Eu costumo fazer isso antes de chegar em uma cidade, e apagá-lo logo depois, para não gastar muito espaço no celular. Em algumas cidades, até a busca por meios de transporte funciona offline se o mapa estiver salvo.

 

Para descobrir o melhor horário para visitar uma atração

Melhor horário para visitar uma atração

O Google Maps tem uma ferramenta bem útil para isso: na página de cada atração, ele mostra os dias e horários em que eles tem mais visitantes, e aqueles em que eles tem menos. Se você quer visitar algum lugar escapando das multidões, é uma ótima idéia.

 

Para descobrir lugares novos

Recomendações do Google Maps

Quando você estiver em uma cidade nova e quiser recomendações, é só abrir o Google Maps e clicar no símbolo de lugares, embaixo à esquerda. Eles também tem uma opção que privilegia os restaurantes preferidos dos locais.

Where the locals eat Google Maps

 

Para encontrar meios de transporte coletivos ou privados

Transporte público no Google Maps

Essa funcionalidade acho que a maioria das pessoas conhece. É bem simples: você procura pelo lugar em que você quer ir e depois clica em Directions. Coloque o endereço de onde você quer partir e pronto. Ele te dá opções de transporte público, sendo que você pode escolher seu transporte preferido (ônibus, metrô, bonde, barca), ver as opções mais rápidas ou as com menos mudanças de transporte e descobrir que horas você precisa sair para chegar lá na hora certa. Além disso, ele também mostra o tempo de deslocamento a pé ou de carro e as opções de transporte privado, com táxi e uber, com estimativas de preço.

Olhar preços de transporte privado

Pelo menos se ele não estiver se sentindo engraçadinho e te mandar andar no monstro do lago Ness (por uma parada).

Andar no monstro do lago ness easter egg google maps

 

Para dirigir

Além de te falar o itinerário, o Google também dá as direções em voz alta para te ajudar a chegar lá. Em celulares Android, ele também obedece comandos de voz, como “Como está o trânsito em frente?” ou “Encontre um posto de gasolina”.

 

Para estacionarParking e compartilhar local

Sabe aquele episódio de Seinfeld em que eles passam o tempo todo tentando encontrar o carro no estacionamento do shopping? Não faça isso. Quando achar uma vaga, clique na bolinha azul que mostra a sua posição, e várias opções vão aparecer. Clique em “Save your parking”. Em telefones Android, as opções que aparecem incluem a de deixar uma nota, como adicionar o andar e o código de onde você está, e colocar um alarme que vai te lembrar onde para ser acionado daqui a um tempo.

Além disso, há um serviço novo que ajuda a encontrar vagas. Por enquanto ele só funciona em algumas cidades dos EUA, mas deve se expandir logo!

 

Para achar aquele lugar incrível que você descobriu mas não lembra onde era

Às vezes eu estou andando por uma rua, com pressa de chegar em algum lugar, e vejo pelo caminho um restaurante ou uma praça que parecem interessantes, mas não tenho tempo de parar. Depois quero voltar, e não consigo lembrar onde exatamente eu estava.

Se você estava com o gps ligado, é só voltar no Google Maps, clicar nos três tracinhos à esquerda e clicar em Your Timeline, e ele te fala exatamente todas as ruas pelas quais você passou.

 

Para navegar dentro de prédios e atrações

Essa função ainda é nova e não está disponível em todo lugar, mas é uma verdadeira mão na roda. Afinal, quantos mapas de cidades te ajudam a identificar os prédios do Forum Romano ou achar a sala que você quer ver dentro do Museu do Prado?

Além disso, ele funciona em muitos aeroportos e estações de trem, o que ajuda demais. Olhe aqui a lista completa de mapas internos.

 

Ou fazer trilhas

Dentro de Angkor Wat, no meio dos canais de Veneza, andando pela Amazônia, em uma reserva natural no Quênia: são alguns exemplos de lugares onde você pode ter um Street View sem estar exatamente em uma rua. Olhe aqui a lista completa de trilhas.

Trilhas nos templos de Angkor Wat e no Grande Canal de Veneza

 

Para planejar itinerários

lugares salvos google maps

Já falei que gosto de colocar estrelinhas (para colocar, é só clicar em um lugar e depois clicar em salvar) em lugares nos quais pretendo ir. Além de tornar fácil achá-los offline, isso tem outra função: vejo onde eles são no mapa todos de uma vez e posso planejar meus roteiros dentro de uma cidade ou mesmo entre vários países. Depois deixo as estrelinhas lá como um souvenir grátis dos lugares que visitei.

Se você usa o Google Trips, app do Google que organiza reservas e busca informações sobre atrações. Se você salvar as atrações que pretende visitar, ele baixa informações sobre elas e faz um guia personalizado.

 

Para comprar ingressos para shows

Procure por uma casa de espetáculos. Embaixo dos reviews, o Maps mostra quais são as próximas atrações lá. É só clicar em cada uma para ser direcionado para o site onde os ingressos são vendidos.

 

Para criar mapas na função My Maps

viagem pelas highlands

Crie mapas para planejar viagens, anotar os meios de transporte e compartilhar com as pessoas que vão com você.

 

Em emergências

Parking e compartilhar local

Encontre a farmácia ou hospital mais próximos digitando apenas “farmácia” ou “hospital”. Além disso, é só clicar na bolinha azul para compartilhar sua localização. Isso pode ser prático, se você quer se encontrar com alguém, e mesmo uma medida de segurança importante. Se você tem aquela sensação de que vai acontecer merda, não duvide de si, não pense duas vezes: mande sua localização para alguém de confiança. Houve situações em que isso foi vital para que a polícia local encontrasse facilmente pessoas perdidas ou em situação de risco.

 

Para ser um Guia Local

Adicionar dados sobre sua cidade, além de contribuir para manter os dados atualizados, pode te render pontos. Contribua muito e você terá acesso mais rápido aos lançamentos e mesmo mais espaço de armazenamento no Google Drive, onde eu faço um backup automático das minhas fotos de viagem.

1 comentário

Deixe uma resposta