Palácios e termas do Museu Nacional Romano

Em uma cidade tão lotada de museus e lugares históricos, alguns lugares incríveis podem quase passar desercebidos. As Termas de Diocleciano já foram o maior complexo de termas de Roma Antiga, capaz de acomodar cerca de 3 mil pessoas. Hoje eles são parte do Museu Nacional Romano.

As Termas de Diocleciano não eram somente um lugar de banhos, mas um enorme complexo com bibliotecas, jardins e salas de concertos. Também era crucial para a vida social romana. Algumas dessas salas ainda estão preservadas, mas a maior parte das termas caiu em desuso depois que o aqueduto que as alimentava foi destruído.

Termas de Diocleciano Roma 2

As ruínas das termas foram usadas para a construção de duas igrejas, e isso gera uma polêmica para o museu de hoje em dia. Uma delas, a igreja de Santa Maria dei Martiri, foi construída em cima do Frigidarium, o lugar onde você tomava o banho frio, e foi planejada em parte por Michelangelo. Eles podem tentar escavar as termas, mas para isso tem que destrui-la. Roma é cheia desses dilemas, e esse é um dos lugares onde podemos vê-lo claramente. Hoje, o claustro é cercado por achados arqueológicos, e é parte do museu, enquanto a igreja pode ser visitada por uma entrada separada.

Termas de Diocleciano Roma

A outra igreja construída nas termas, San Bernardo alle Terme, lembra um pouco o Pantheon. Ela tem formato octagonal, e um domo com um pequeno oculo no centro. As estátuas lá dentro são em estilo maneirista.

Perto das termas fica o Palazzo Massimo alle Terme, que pode ser visitado com o mesmo ingresso, já que também é parte do Museu Nacional Romano. O palácio tem uma importante coleção de arte clássica, com esculturas gregas e paredes cobertas de afrescos. Alguns dos afrescos, segundo a tradição, foram tirados da Casa de Lívia, a esposa do imperador Augusto.

Palazzo Massimo alle Terme sala antiga

No porão, também fica a coleção numismática e a múmia de uma menina de oito anos, a única múmia da época do Império Romano jamais encontrada. Ela foi enterrada com jóias e com uma pequena boneca de marfim, também em exposição. Ela é conhecida como a Múmia de Grottarossa.

O Palazzo Altemps, outra parte do museu, também tem uma coleção de estátuas clássicas, e a coleção de objetos romano. O prédio também é bastante famoso, com quartos com afrescos e um grande pátio central. Uma das salas mais conhecidas é a Sala delle Prospettive Dipinte, construída pelo Cardeal Altemps, sobrinho do papa Pio IV.

Palazzo Altemps Roma

Sarcofago di Portonaccio, provavelmente o túmulo e um general romano

Por fim, a parte menos conhecida do Museu é a Cripta Balbi, as ruínas de quatro edifícios medievais, construído em cima do teatro Balbi. É um lugar super interessante, onde você pode ver a evolução de um quarteirão da cidade desde a antiguidade até a idade moderna.

Crypta Balbi

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre lugares do Império Romano

Asdistancias blog tag imperio romano

Deixe uma resposta