Machu Picchu: três visitas em uma

A minha visita de Machu Picchu acabou sendo várias viagens em uma. Eu entrei no Parque às 6 horas da manhã, logo que abriu, e visitei Machu Picchu coberta de névoa, em que mal dava para enxergar alguns passos à frente, com pouca gente. Muitas vezes eu ficava mais quinze minutos sem ver ninguém, e poucas vezes passei por grupos com guia, que sempre estragam o clima de uma viagem assim. Eu pude ver as ruínas com calma, e com a impressão que eu tinha o lugar todo para mim.

 

                       Para mim e para as llamas.

Machu Picchu janelas
As janelas típicas da arquitetura inca

Eu não quis contratar um guia para Machu Picchu. Sei que muita gente recomenda, para entender o que você vê, mas ninguém sabe ao certo o que a cidade era, nem mesmo historiadores que dedicam a vida a isso, e muito menos um guia. Achei muito melhor ler livros sobre o assunto e fazer a viagem do meu jeito. Lá, eu vi grupos passando por mim, e achei a maioria muito apressadinha. Gosto de ter momentos sozinha, para descobrir lugares, aproveitar o clima.

Névoa templo três janelas machu picchu

Machu Picchu teia de aranha

Vista para cima de dentro de uma casa Machu Picchu

A primeira visita foi boa para isso. Pude fazer todo o caminho para baixo, e depois começar a subir para a saída quando o tempo estava abrindo.

Névoa se dissipando de Machu Picchu 2

Névoa se dissipando em Machu Picchu

Machu Picchu névoa se dissipando

Eu tinha ficado na dúvida se valia a pena subir Huayna Picchu ou a Montanha Machu Picchu, mas decidi que não valia a pena para mim porque não gosto muito de trilhas, a não ser que levem a um lugar super interessante, ou à melhor vista, e como estava chovendo muito, achei que as trilhas estariam muito escorregadias de manhã, o único horário em que se pode subir. Foi a melhor decisão para mim, já que realmente o Parque todo estava um pouco escorregadio, mas algumas pessoas que conheci que gostam muito de trilhas curtiram o passeio.

Vista para cima Machu Picchu

Eu saí do parque para usar o banheiro e entrei novamente às 10 da manhã, quando o parque estava lotado. O tempo estava mais aberto, então subi para tirar a foto clássica, mas o número de pessoas por lá me incomodou bastante. Fiquei pensando que a época chuvosa pode ser um pouco inconveniente, mas se o parque fica mais cheio do que estava quando eu estava lá, então ainda bem que escolhi essa época.

Machu Picchu vista clássica 4
A vista clássica de Machu Picchu
Machu Picchu vista clássica 2
A multidão tirando a foto clássica

Aproveitei essa hora para ir ao Templo do Sol e à Ponte Inca, duas pequenas trilhas fora do radar da maioria das pessoas, em que tive um pouco de tranquilidade.

O Templo do Sol foi o primeiro, e é um dos monumentos arqueológicos mais importantes de Machu Picchu, e supostamente uma das principais entradas para a cidade. Ele fica a aproximadamente 1,5 quilômetro da cidadela, e 300 metros acima. A trilha é bem fácil, mesmo se você vai parar o tempo todo para tirar fotos, e a vista para Machu Picchu é ótima.

 

Machu Picchu trilha para o Templo do Sol 3

 

Machu Picchu templo do sol 2
Templo do Sol
Machu Picchu vista do templo do sol
Vista para a cidadela do Templo do Sol

Depois fui para a Ponte Inca, outra trilha curta, mas menos segura, já que você tem que se registrar na entrada para fazer. Você não pode atravessar a ponte, o que seria perigoso, mas apenas vê-la de perto. Eu achei que valeu a pena, e de qualquer jeito é uma trilha bem curtinha.

Machu Picchu caminho para o Templo do Sol 5

Machu Picchu Ponte Inca 2
A Ponte Inca

Entrei novamente às 14 horas, quando quem vem de Cusco vai embora. Ainda peguei um pouco de sol antes da volta da chuva e da névoa.

Machu Picchu com sol 3

Nessa hora, tive uma boa surpresa. Eu estava conversando com um cara americano do meu albergue que encontrei lá quando um homem nos abordou, falando em espanhol. Ele disse que a câmara em que estávamos ainda era muito importante para quem seguia os costumes ancestrais, e que ele queria dividir o momento com a gente. Ele nos mostrou lugares onde sacrifícios ainda são feitos (folhas de coca, bebidas alcóolicas ou mesmo um pouco de sangue, quando a pessoa faz um corte na mão). Então ele nos entregou algumas folhas de coca, e nos disse para soprar nelas e sentir  gratidão por estar ali, e depois deixá-las na janela. Depois ele nos agradeceu muito por participarmos do ritual, e foi embora. No primeiro momento eu tinha ficado apreensiva de que fosse alguma coisa chata pega-turista e que ele pediria dinheiro, mas quando entendi que ele realmente só queria nos mostrar a sua tradição, eu realmente fiquei grata pela generosidade dele. Foi um momento que me fez pensar como a gente foca no que Machu Picchu foi, na engenhosidade dos Incas, e esquece do papel religioso e cultural que a cidade ainda tem para quem é de lá.

Pedra torta Machu Picchu

Machu Picchu perto da saída 2

Machu Picchu com névoa 6

Machu Picchu perto da saída 1

Leia aqui nosso post com as dicas práticas para visitar Machu Picchu, inclusive o que mudou com as novas regras em julho.

Clique na imagem para ler mais sobre o Peru.

 

3 comentários

  1. Clarice

    Adorei sua experiência com o cara, muito legal!
    Morri de inveja que você ficou lá o dia todo. Sempre sonhei em ir, comprei passagem para outubro e só vou poder ficar de manhã porque mudaram. Mas acho que manhã vai ser melhor porque o povo de Cusco vai chegar de tarde.

    1. Julia Boechat

      Oi, Clarice, tudo bom? Deve ser melhor ir de manhã mesmo, e, se você quiser fazer uma trilha, tem que ser nesse horário. Infelizmente não dá mais para ficar o dia todo.

Deixe uma resposta