Qorikancha: metade templo inca, metade convento dominicano

O antigo palácio inca em Qorikancha era completamente coberto de ouro. Inclusive o nome vem daí, já que Quri Kancha significa pátio dourado. Segundo os espanhóis, a opulência do lugar era inacreditável. Ele era dedicado ao deus sol, e era um dos templos mais visitados de Cusco.

Qorikancha 4

Quando Cusco foi tomada pelos espanhóis, eles retiraram todo o ouro e usaram as fundações do prédio para construir o convento de São Domingo. Hoje, elas foram desenterradas e podem ser visitadas. Isso dá ao prédio essa aparência incrível de metade templo inca, metade convento espanhol.

Qorikancha 3

Dizem que o templo era onde ficavam os corpos mumificados dos antigos Incas (o povo não era chamado de inca, esse era o título do imperador), que eram trazidos ao sol e para os quais se oferecia comida e bebida, que eram depois ritualmente queimados. O lugar também parece ter sido um observatório onde eles estudavam astronomia. A maior câmara preservada, do lado direito de quem entra no prédio, parece ter sido um templo para a lua e as estrelas, com paredes cobertas de prata.

Qorikancha 9

As pequenas salas do outro lado eram templos menores, dedicados ao trovão e à chuva. Neles você pode ver uma prática comum da arquitetura inca, as janelas colocadas em sequência.

Qorikancha 6

Depois da conquista, Francisco Pizarro deu o templo a seu irmão Juan, que morreu logo depois, na batalha de Sacsayhuamán. Foi ele que deixou, em seu testamento, o terreno aos dominicanos. Eles construíram lá o seu convento.

Qorikancha 14

Qorikancha 8

Por isso, por muito tempo o antigo templo inca ficou escondido debaixo dessas camadas mais modernas. Até que um terremoto danificou a igreja e desenterrou o templo. Que, aliás, não foi afetado pelo terremoto.

Qorikancha 16

E por isso temos hoje esse lugar misto para visitar: metade templo inca, metade convento dominicano.

Clique na imagem para ler mais sobre o Peru.

4 comentários

Deixe uma resposta