13 pratos típicos para provar no Peru

Desde o ceviche da região da costa à alpaca dos Andes, o Peru tem uma diversidade de comida incrível, e vai te fazer redescobrir vários ingredientes. Então aqui estão 12 pratos típicos que não podem deixar de fazer parte da sua experiência no país.

1) Ceviche

Ceviche

O mais famoso prato peruano, feito com peixe cru com limão e pimenta. Ele geralmente é servido com batata e milho, ou arroz em Cusco. O da foto foi o que aprendemos a fazer no final do meu Free Walking Tour em Cusco.

2) Lomo Saltado

Lomo Saltado

Tiras de filé com cebola roxa, tomates, batata frita e um molho agridoce. É um prato muito conhecido da culinária Chifa, a fusão entre comida peruana e chinesa feita por imigrantes. Comi também uma versão feita com carne de alpaca.

3) Papa a la huancaina

papa a la huancaina peru delights
Crédito: Peru delights

Batatas cozidas com um creme levemente apimentado.

4) Pollo a la brasa

pollo a la brasa agenda de lima
Crédito: agenda de Lima

Não se engane pelo quanto Ceviche é famoso: o que a maioria dos peruanos comem no dia-a-dia é frango. Aliás, existem várias piadas sobre o número de restaurantes especializados em frango, e na paixão que a maioria dos peruanos tem por esse prato. O Pollo a la brasa é preparado com temperos típicos.

5) Rocoto Relleno

Rocoto Relleno

Pimentão recheado de carne, cebola e ovo. Geralmente servido com batatas com queijo. É um prato levemente picante e típico de Arequipa, então se você estiver por lá, não deixe de procurá-lo nas picanterías tradicionais no bairro de Yanahuara. Comi um delicioso no La Nueva Palomino.

6) Causa

causa rellena comida peruana
Crédito: comidasperuanas.net

Prato de batata amarela servido como um bolinho frio, com recheios de carne, camarão, ovo, cebola, azeitona, e o que mais o restaurante conseguir imaginar.

7) Ají de gallina

Aji de Gallina

Frango servido com um molho de castanhas. Achei delicioso, especialmente o que eu comi no meu albergue em Aguas Callientes, o Ecopackers (eu estava morrendo de fome, o que ajudou).

8) Quinotto

quinotto

Risotto feito com quinoa no lugar de arroz italiano. No Peru, comi todo tipo de prato feito com quinoa, até chocolate com quinoa, mas esse foi o mais gostoso. Já estou planejando fazer aqui em casa, assim que terminar de pagar meu vôo para o Peru e der conta de comprar Quinoa.

9) Pisco sour

pisco sour
Crédito: wikicommons

Também é a bebida típica do Chile, e uma fonte de rivalidade entre os dois países. É um drink feito de pisco, a aguardiente local, limão e clara de ovo. Apesar dessa descrição, é deliciosa.

10) Inca Kola

inca cola
Crédito: wikicommons

Refrigerante típico peruano, que é feito de limão verbena e tem uma cor amarelo-radioativa.

11) Alpaca

Alpaca

Alpaca é aparentemente muito nutritiva. Mais magra do que carne de boi, mas deliciosa, pratos com alpaca são bem fáceis de achar na reunião de Cusco. A mais gostosa que eu comi foi no restaurante Nuna Raymi em Cusco, servida com purê de batata e três molhos diferentes.

12) Milho

download
Concha Salada

O milho no Peru não é um prato, é claro, mas um ingrediente para ser redescoberto. Milho aqui no Brasil significa só uma coisa, enquanto lá existem dezenas de variedades. Na maioria dos restaurantes, eles deixavam um milho crocante e salgado na mesa antes da chegada do prato principal.

13) Batata

Batata roxa no prato

Mesmo caso do milho! Em um restaurante em que comi um pf, eu achei que o acompanhamento do frango era arroz e beringela, até que comi e vi que era batata roxa mesmo. Em outros, eles me perguntavam que tipo de batata eu queria e listavam dezenas de opções. No país inteiro, são cerca de 2500 tipos. Não deixe de provar várias delas.

Clique na imagem para ler mais sobre o Peru.

4 comentários

  1. Luisa

    Porquinho da Índia você comeu? Não sei se tenho coragem

    1. Julia Boechat

      Também não tive coragem. Ele geralmente vem inteiro. Vi um dia um casal que pediu, mas acho que eles não sabiam o que era, porque soltaram uns gritos quando viram e depois não comeram, haha

Deixe uma resposta