Como é o carnaval no Peru

Primeiro eu comprei minha passagem para o Peru, nos poucos dias que eu tinha entre a reposição da greve e o começo do novo semestre na faculdade. Só depois eu lembrei que era Carnaval, e comecei a pesquisar se lá tinha algum tipo de festa. As informações que achei foram poucas, mas vou colocar aqui minhas experiências.

Em Cusco, a primeira manifestação que vi foram crianças andando fantasiadas e com pernas-de-pau enormes, e jogando água em todo mundo, principalmente quem tinha cara de gringo. Todo mundo na cidade andava armado com sprays de neve, pistolas de água ou balões de água, apesar do frio.

Na Plaza de Armas tinha música típica, dança, e, claro, sprays.

Carnaval Cusco Plaza de Armas 1

Carnaval Cusco Plaza de Armas 2

Carnaval Cusco Plaza de Armas 3

Em algumas cidades dos Andes também tem uma tradição chamada Yunza. Eles plantam uma árvore artificial cheia de presentes, e eles dançam em volta dela e a colocam abaixo a machadadas. Achei intrigante, mas não tive a chance de ver.

Em Arequipa eu vi um pequeno desfile, algo no estilo do que acontece no Brasil, mas muito menor.

Carnaval Arequipa parada

Algumas pessoas apontaram para mim e para os americanos do meu albergue que estavam comigo, gritaram “gringos” e…

Bem, esse foi o resultado.

Carnaval Arequipa atingida

Blocos de rua não são tão comuns, pelos que vi, embora alguns saiam em Barranco, em Lima. A cidade de Cajamarca, no norte do país, tem um carnaval animado, a maior festa de rua fora do Brasil. Também tem uma tradição de bonecas feitas para representar pessoas famosas ou da família que são feitas e enterradas na quarta-feira de cinzas. 

Em resumo, tem de tudo, e depende de onde você vai. Mas em qualquer lugar tem algo interessante acontecendo. Só leve um casaco impermeável.

Clique na imagem para ler mais sobre o Peru.

2 comentários

Deixe uma resposta