Saint-Malo, a cidadezinha rebelde da França

Eu fui para a cidade de St. Malo em grande parte para usá-la como base para ver o Mont St. Michel. Mas a cidade se demonstrou uma surpresa, linda, um bom lugar para conhecer tradições bretãs e com um povo super simpático. No final, gostei mais de lá do que do Mont St. Michel.

Como não pode deixar de ser em uma cidade murada, as Muralhas são uma grande atração. Como St. Malo é cercada de água por quase todos os lados, as vistas costumam ser lindas. Se possível, é bom vê-las de manhã e de noite, para ver as diferenças de maré.

Muralhas de St. Malo 1
Muralhas de St. Malo 5
Muralhas de St. Malo 4

A maré é outra das grandes atrações de St. Malo, por causa das variações enormes. A Ilha de Grand-Bé, por exemplo, é ilha só de tarde, já que de manhã ela ainda é ligada à cidade. Lá ficam uma fortaleza e o túmulo do poeta Chateaubriand, mas cuidado para voltar bem cedo e não ter que chamar o resgate. Olha como o lugar fica diferente ao longo do dia.

Ile du Grand Be de manhã St. Malo
Ile du grand Be no meio do dia St. Malo
Ile du grand Be de tardinha St. Malo

Se você prestar atenção, vai notar que nos prédios oficiais a bandeira de St. Malo fica acima da bandeira da França. Isso é porque a cidade foi independente da França entre 1590 e 1593, com o slogan “Nem Francês, nem Bretão, mas Malouen”. Por causa desses três anos no século XVI, a cidade ainda tem fama de rebeldia e independência.

As placas também são escritas em francês e em bretão, a língua local que está passando por uma renascença depois de ser reprimida por anos.

Hotel de Ville St. Malo

Ela também é conhecida por ser a cidade corsária, de onde piratas e corsários navegavam o Canal da Mancha. Eles exploraram os oceanos, chegando até as Ilhas Malvinas (originalmente Isles Malouines). As histórias das explorações são contadas no Hôtel de Ville e na Tour Solidor, que você pode visitar com o mesmo bilhete.

Tour Solidor St. Malo

A Casa do Corsário conta a história de piratas e corsários em uma casa que pertencia a um deles, com armários e passagens secretas ainda preservados. O Bunker 39-42 continua a história da cidade ao contar sobre a segunda guerra, quando a cidade histórica foi bombardeada e quase destruída. Poucos edifícios sobreviveram, entre eles as muralhas e a Catedral de St. Malo.

Catedral de St. Malo

Também existem ruínas romanas na cidade.

Ruínas romanas em St. Malo

Eu fiquei na parte mais moderna da cidade, então era um charme andar pela praia até entrar na cidadezinha murada.

A cidade pode ter paisagens deslumbrantes, mas também fiquei muito impressionada com a gentileza das pessoas. É o tipo de cidade em que ter um mapa nas mãos e parecer perdida é o bastante para que várias pessoas parem tentando de ajudar. Que você recebe um café por conta da casa nos restaurantes. Pode ter sido porque era inverno e não eram muitos os turistas por lá, mas a hospitalidade foi incrível.

Também aproveitei a viagem para comer muitos crepes, que são típicos da Bretanha. Aliás, crepes são os doces, e o mais tradicional é o de caramelo salgado, e galettes são os salgados, e ambos são muito bons!

Como chegar:

De Paris: O jeito mais forte é de TGV, o trem rápido. O site do SNCF, a empresa francesa de trens, é mais barato em francês do que em inglês!

De Londres: O melhor modo é pegar um trem para Portsmouth, depois a barca noturna direto para Saint-Malo.

Também usei St. Malo como base para visitar o Mont St. Michel, indo de ônibus.

Clique na imagem para ler mais sobre minha viagem para a França.

4 comentários

Deixe uma resposta