Art Nouveau em Paris

O surpreendente e efêmero movimento da Art Nouveau marcou Paris. Ele apareceu na cidade em uma época em que tinham acabado de as rígidas regras de construção do barão de Haussmann, que tornaram tão parecidos os grand boulevards. Quando as especificações foram relaxadas, surgiu um surto de criatividade e de excessos, além da construção de centenas de prédios nesse estilo em Paris.

Um dos arquitetos mais emblemáticos do Art Nouveau, Henri Guimard, desenhou as entradas do metrô de Paris.

Metro Art Nouveau Paris

Muitos dos monumentos Art Nouveau de Paris foram construídos para a Exposição Mundial de 1900. Eles incluem a Torre Eiffel, a Ponte Alexandre III, o Grand Palais e o Petit Palais. Todos os quatro apresentam uma característica muito típica do Art Nouveau, que é o uso de metal em técnicas novas. O Grand Palais e o Petit Palais ficaram famosos pela estrutura, e hoje são sedes de exposições.

Ponte Alezandre III com Grand Palais ao fundo e Petit Palais

A Torre Eiffel é, é claro, um dos principais símbolos de Paris, e uma das atrações mais visitadas da cidade. Mas ela não foi planejada para ser uma instalação permanente: o plano era desmontá-la depois de vinte anos, quando a sua posse reverteria para a cidade de Paris. Mas como ela foi um sucesso quase universal, ela acabou não sendo destruída. Ela foi construída como um símbolo do progresso, a começar pela forma considerada chocante, e também pelos nomes de 72 cientistas franceses de renome. Experimentos científicos foram realizados na Torre, e ela também servia como uma antena de rádio. Hitler deu ordens de destrui-la, assim como grande parte da cidade, quando os nazistas foram derrotados na França, mas o governador Choltitz desobedeceu e rendeu a cidade para a Resistência.

Hoje, para visitar, uma boa dica é comprar os ingressos antes online.

Torre Eiffel Art Nouveau Paris

A Ponte Alexandre III tem esse nome em homenagem ao tsar da Rússia que tinha acabado de assinar um acordo com a França. Com suas esculturas douradas, é considerada por muitos a ponte mais bonita da cidade.

Ponte Alexandre III Art Nouveau Paris

Já falei do Musée Carnavalet no post sobre lugares da Revolução Francesa em Paris. Além de ter uma coleção de artefatos da época da Revolução, eles também tem móveis Art Nouveau e jóias desenhadas pelo artista tcheco Mucha, um dos nomes mais conhecidos do Art Nouveau.

O famoso restaurante Maxim é sede de uma coleção de arte dos 1900, inclusive centenas de peças Art Nouveau. O museu tem visitas guiadas em inglês às 14 horas e em francês às 15:15 horas, de quarta a domingo.

SEM-la-belle-Otéro-1-767x553
Crédito: site oficial

Os melhores arrondissements de Paris para procurar prédios Art Nouveau são o sétimo e o décimo sexto. Esses são alguns dos prédios mais interessantes que achei:

No sétimo, dá para encontrar vários prédios de Jules Lavirotte, um arquiteto brilhante que desenvolveu um estilo de Art Nouveau único, inspirado no barroco mas pouco propenso à simetria. São prédios diferentes, mas em cada um deles você tem a sensação de não saber para onde olhar primeiro. Esse fica no número 3 da praça Rapp.

Praça Rapp Art Nouveau Paris

O prédio conhecido como sua obra prima, o edifício Lavirotte, fica no número 29 da Avenida Rapp.

Edifício Lavirotte Art Nouveau Paris 1

E o primeiro prédio que ele construiu no sétimo arrondissement fica na rue de Greneille, 151.

Rue de Grenelle Art Nouveau Paris

Outro prédio incrível fica na Rua Champ-de-Mars, número 33, esse planejado por Octave Raquin em 1904. Ele é conhecido como “Maison des Arums”, casa dos lírios.

maison_des_arums_by_pline_small
Crédito Wikicommons

No oitavo arrondissement, fica outro dos prédios mais famosos de Lavirotte, o Céramic Hôtel.

Ceramic Hotel Art Nouveau Paris

Clique na imagem para ler mais sobre minha viagem para a França.

Ou aqui para ler os nossos posts sobre Art Nouveau

Deixe uma resposta