As Livrarias Mais Bonitas do Mundo: Shakespeare & Co em Paris

Shakespeare & Co. era originalmente o nome de uma livraria fundada por Sylvia Beach em Paris. Ela era o lugar de encontro de intelectuais importantes, como Hemingway, Ezra Pound, Gertrude Stein e James Joyce, assim como a maior parte da Geração Perdida. Aliás, Ulisses foi publicado aqui, e deu origem a um processo por obscenidade e ao maior festival do mundo dedicado a um livro.

Lá, os clientes podiam comprar ou emprestar livros banidos nos Estados Unidos e na Inglaterra, como o Amante de Lady Chatterley ou Lolita. A livraria foi fechada durante a segunda guerra mundial, diz a lenda que porque Beach recusou a um oficial alemão a última cópia de Finnegans Wake. Quando a guerra acabou, Ernest Hemingway foi lá para liberar a livraria pessoalmente, mas ela nunca foi reaberta.

shakespeare-and-co-interior-4

A segunda Shakespeare & Co. foi fundada nos anos 50, e uma década depois recebeu esse nome em homenagem a Sylvia Beach. Novamente ela se tornou um ponto de encontro de intelectuais vivendo em Paris, dessa vez membros da Geração Beat, como Allen Ginsberg, Gregory Corso e William S. Burroughs.

Hoje é uma livraria especializada em edições em língua inglesa, que também vende livros usados. O dono, George Whitman, chama o lugar de uma utopia socialista disfarçada de livraria. Eles também tem quartos para hospedar escritores. Eles também tem um festival bianual chamado Festival and Co.

Ela é um lugar bem popular e apareceu em Antes do Pôr-do-Sol, da trilogia do Linklater, e em Meia-Noite em Paris, do Woody Allen. Um documentário também foi filmado lá sobre sua história, chamado de Portrait of a Bookstore as an Old Man, do qual você pode achar trechos no YouTube.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre as bibliotecas e livrarias mais incríveis que eu já visitei.

Asdistancias blog tag bibliotecas e livrarias mais bonitas do mundo

Ou clique na imagem para ler mais sobre minha viagem para a França.

6 comentários

  1. Bia Cartacho

    Incrível conhecer cantinhos do mundo sob a sua ótica!

Deixe uma resposta