Um Passeio Pelo Grande Canal de Veneza

O viajante que vê Veneza hoje muitas vezes não consegue vê-la pelos ângulos em que ela deveria ser vista. Muitos dos canais foram cobertos para permitir o turismo, ilhas foram construídas, em outros lugares, duas ilhas se tornaram uma.

veneza-grand-canal-15

Seja de gôndola, barco de tour ou transporte público, essa é a forma de ver Veneza como ela foi construída para ser vista, e apreciar como a arquitetura é completamente diferente do que você vê em Florença ou Roma. Essa é a forma de ver porque essa cidade não é como nenhuma outra, onde uma rua se chama calle, um canal se chama rio, e um canal coberto se chama fundamenta.

Nos dias da Sereníssima República de Veneza, qualquer um que quisesse ser levado em consideração devia ter um palácio voltado para o Canal Grande, e eles representam todo tipo de estilo que foi popular na cidade entre o século XII e o século XVIII. Veneza tinha uma ampla rede comercial, negociando com mamelucos e otomanos, e sua arquitetura foi afetada por isso.

As famílias nobres competiam entre si com fachadas que mostravam seu poder e riqueza, mas não podiam extrapolar muito. Em nome da coesão arquitetônica, a cidade impôs restrições estritas a luxuosidade dos prédios. Mas elas ainda usavam detalhes intricados e materiais como mármore e pedras preciosas.

Se você pegar um barco na Piazza San Marco e seguir o caminho em S do canal até a estação de trem, vai passar por alguns dos palácios mais interessantes de Veneza.

Começando pela Piazza San Marco, com a igreja de mesmo nome e o Palazzo del Doge. Ela é geralmente chamada simplesmente de “piazza” já que outros espaços públicos são chamados pelo termo veneziano de campi. Já publicamos um post sobre essa praça aqui.

piazza-san-marco-11

A próxima parada é a igreja barroca de Santa Maria della Salude. A igreja é tão  pesada que seu arquiteto teve que colocar um milhão de toras de madeira na laguna. O seu domo enorme é visível de toda a cidade.

Logo depois, aparece o Ca’ Venier dei Leone, onde fica a coleção de pinturas modernas da Peggy Guggenheim. Do outro lado do canal, fica a Ca’ Grande, um enorme palácio que é um dos melhores exemplos da renascença em Veneza.

ca-grande

Depois o Ca’ Rezzonico, em estilo barroco. Ele abriga um museu de Veneza no século XVIII, incluindo roupas, porcelana, fantoches e um teatro e uma farmácia da época reconstruídos. Não só é um dos museus mais interessantes da cidade, como uma oportunidade de conhecer um dos palácios mais bonitos da cidade por dentro.

gran-canale-ca-rezzonico

Depois aparece o Ca’ Foscari, o mais importante palácio em Veneza do gótico tardio. Hoje ele é parte da Universidade Ca’ Foscari, a maior da cidade. O Palácio também está aberto para visitantes, por meio de um tour que acontece em inglês e italiano. A reserva é obrigatória, e a visita custa 4,50. Mais informações no site oficial. 

Em seguida quem estiver no barco vai ver a Ponte do Rialto, talvez a mais conhecida de Veneza. Ela foi construída por Antonio da Ponte, em substituição a uma ponte levadiça de madeira que existia no lugar. Por isso ela tem o formato inclinado.

Como dá para ver, ela estava em reformas. Por lá, meu barco foi ultrapassado pela polícia, o que foi no mínimo curioso.

gran-canale-polizia

Logo após a ponte, aparece o Mercado do Peixe. Apesar de ser um prédio novo, do início do século XX, ele foi construído com a técnica antiga de apoiar o peso com toras de madeira e em estilo neogótico.

Depois aparece um dos prédios mais bonitos do canal, o Ca’ d’Oro. Ele perdeu o revestimento dourado que lhe deu o nome de “Casa de ouro”, mas ainda é um melhores exemplos de gótico na cidade. Hoje ele é um museu que mostra como os nobres viviam na Idade Média tardia.  

O próximo prédio de interesse é o Ca’ Pesaro, um edifício do barroco tardio. Hoje ele é uma Galeria de Arte Moderna, e o terceiro andar é um museu de Arte Oriental.

gran-canale-ca-pesaro

Um pouco depois aparece o Fundamenta Turchi, um dos palácios mais antigos de Veneza. Ele foi construído originalmente no século IX.

fundamenta-turchi-venice-explorer
Crédito Venice Explorer

Você pode terminar o passeio na estação de trem, ou pode continuar para ver a ponte mais controversa da cidade. Apenas quatro pontes cruzam o Grande Canale, e a quarta foi construída bem perto de uma delas, pelo que a população já achou que seria um gasto inútil. A controvérsia aumentou porque a ponte, projetada por Calatrava, tem um estilo moderno e minimalista que não combina com a cidade, porque ela custou muito mais do que estava planejado, e porque quando chove, o que é bem frequente em Veneza, é quase impossível atravessá-la sem tomar um tombo.

veneza-grand-canal-12
A ponte mais perto da estação de trem

Você pode fazer esse barco de gôndola, cujo aluguel começa em torno de 120 euros por 40 minutos. 8 pessoas podem dividir o passeio.

Outra opção é um vaporetto, parte do transporte público. Se você se decidir por pegar um, escolha a linha 1. A linha 2 é expressa e passa rápidos pelos palácios. Esse trajeto é o mais caro de Veneza, mas está incluído em passes de transporte que duram alguns dias. Tente entrar rápido e conseguir um lugar do lado de fora do barco.

Não deixe se ler aqui nossos posts sobre o Carnaval de Veneza, inclusive onde comprar máscaras, e sobre a Acqua Alta, uma das livrarias mais bonitas do mundo, que fica lá perto.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

8 comentários

  1. Luana

    Boa noite! Gostaria de saber se esse percurso foi montado por você! Poderia fazê-lo com um “táxi” barco? Sabe quanto ficaria? Vamos em dois casais! É por pessoal ou por trajeto?

    1. Julia Boechat

      Oi, Luana, tudo bom? Eu fiz o trajeto de Vaporetto, que é parte da rede de transporte público de Veneza, e me custou dez euros. Eu sei que os passeios de Gôndola costumam começar os preços em 120 euros por 40 minutos, para até oito pessoas, mas não sei te falar sobre a opção de táxis barco. Espero que isso ajude.

  2. Flavia

    Muito legal! Adorei falar de todos os prédios, nunca tinha visto algo assim em outros sites.

  3. Maria Lúcia

    Estou lendo todos os posts sobre a Itália. As informações serão muito úteis na viagem que farei ao país no próximo mês de maio. Vi que há também posts sobre a Áustria! Vou dar uma passada por lá também! Interessantíssimas as matérias!

    1. Julia Boechat

      Oi, Maria Lúcia, tudo bom? Que bom que você tá gostando. Tenho certeza que você vai amar a Itália, que é linda em qualquer época, mas absurda na primavera. Se você quiser saber algo que não tá aqui, pode me perguntar, que se souber eu respondo.
      Muito obrigada pelo comentário ; )

Deixe uma resposta