A Viena colorida de Hundertwasser

Eu separei um dia em Viena para visitar duas das obras do artista Friedensreich Hundertwasser, a Hundertwasser e a KunstHaus. Ele era um adversário da “linha reta” na arquitetura e dos prédios uniformes, que pareciam saídos de uma produção em série.

Ele se inspirou muito na Secession em Viena, principalmente Klimt e Egon Schiele, e em Antoni Gaudí.

Leia mais: Onde ver Klimt em Viena

De manhã eu fui ao Museu das Obras de Arte Falsas, e depois fui ao edifício Hundertwasser, lá do lado. Ele foi construído nos anos 80, seguindo alguns dos preceitos do artista.

Ele amava a luz e as janelas em quantidade. Os telhados tinham que ser cobertos com grama, para dar uma idéia de colaboração entre homens e natureza. No Hundertwasser, tem até árvores crescendo dentro de quartos. Os corredores deviam ter curvas como trilhas na floresta. As crianças deviam poder escrever nas paredes (queria ver se os ocupantes seguem essa). Os pisos deviam ser irregulares, como uma melodia para os pés. Os andares de baixo tinham os maiores pés-direitos para garantir uma distribuição democrática de luz e ar.

O Hundertwasser não foi pago pelo projeto desse prédio. Ele tinha visto o desenho original, achou que era tudo que ele odiava na arquitetura, e fez esse projeto “para impedir que algo feio fosse construído lá”. Ele dizia que seria visível de longe que quem vivia lá era diferente dos escravos estandardizados que moravam ao lado.

Os apartamentos são privados, então não tem como visitar o prédio por dentro. Lá perto tem a Hundertwasser village, com várias lojas e cafés.

hundertwasser-viena-5

Depois, andei menos de dez minutos para a KunstHaus, a segunda obra do Hundertwasser. O prédio costumava ser uma fábrica de mobília até que foi renovada pelo Hundertwasser nos anos 90. Hoje, abriga um museu sobre as suas obras.

kunsthaus-viena-1

A fachada foi mudada com a parte de vidro, para deixar entrar mais luz, e com os mosaicos super simétricos construidos pelo artista, que, dizem, pensou no tamanho de cada peça. Dentro do prédio, ele também é decorado com mosaicos e pisos irregulares.

Clique na imagem para ler mais sobre a Áustria.

4 comentários

  1. Luis Cordeiro

    Tambem visitamos as 2 obras do artista, foi uma pequena aventura encontra-las pois andamos perdidos mas valeu bem a pena pois são simplesmente fantásticas, quase um Gaudí do final do séc XX

  2. Carlo

    Gostei muito! Pena que não dá para visitar por dentro, parece legal! Morar dentro de um prédio desse deve ser o máximo.

Deixe uma resposta