Ônibus e trens noturnos – economia ou armadilha?

Os defensores dos ônibus e trens noturnos dizem que você economiza uma noite no hostel e ao mesmo tempo não perde um dia viajando. Os que os odeiam vão dizer que você perde mais que uma noite, porque chega lá exausto e tem um dia péssimo.

Para mim, para um ônibus ou trem noturno valer a pena, ele tem que durar pelo menos umas sete horas. De preferência umas nove, porque assim durmo oito. Se você pega o ônibus as 2 da manhã ou chega no destino às 4:30, ou tem que trocar de ônibus ou trem no meio da madrugada, então o nome disso é tortura. E nesse caso concordo, você vai ficar super quebrado no dia seguinte e nem vai aproveitar. Em casos gerais, eu diria que se você é, como eu, uma pessoa que dorme em qualquer lugar contanto que tenha uma almofada de pescoço, vale a pena. Se você não consegue dormir, não vale a pena.

couchette-seis-camas-trem-noturno
Crédito: raildude.com

Em trens, você pode comprar uma couchette para dormir melhor – na verdade em muitos países você tem que comprar uma couchette se estiver em um trem noturno, mas ainda pode sair mais barato que um trem diurno. Basicamente, aquela mesma cabine do trem é ajeitada e se transforma em um treliche, com lençóis e travesseiro. A maioria das couchettes de primeira e segunda classe são iguais, com a diferença que eles não abrem a cama do meio, então fica só um beliche, e as pessoas tem espaço para estender o braço para cima e dá menos claustrofobia. Também chamam de Couchette de 4 camas e couchette de 6 camas.

Se você tiver a opção de escolher a couchette, as de cima dão mais privacidade, mas podem ser mais quentes no verão. As do meio são sempre as piores.

Alguns trens oferecem café da manhã, e praticamente todos tem um vagão-restaurante. Mas se quiser economizar, leve sua própria comida e, principalmente, sua água. A água do banheiro não é potável e não deve ser utilizada para escovar os dentes. Outras coisas para levar: um entretenimento qualquer, um livro, revista de sudoku, baralho, etc, máscara para dormir, travesseiro de pescoço, fones de ouvido, power bank.

Trens geralmente só tem tomadas no banheiro, enquanto ônibus podem tê-las ou não, depende muito da empresa. Ônibus também podem ter WiFi.

IMG_20151226_205434

A Turquia foi de longe a melhor experiência que tive com ônibus noturnos. Todos que peguei tinham Wifi, tomadas, tv em cada poltrona, serviam doces e chá e tinha um atendente legal que avisava no seu ponto. Serviço incrível mesmo. E ainda por cima, muitos deles tinham apenas três poltronas por fileira, uma de um lado e duas do outro, ou seja, você podia ficar sem ninguém do seu lado. Só preste atenção em comprar uma poltrona para o seu gênero. Uma pessoa do gênero oposto pode achar ruim de sentar do seu lado.

Se o trem passar por uma fronteira onde ainda tem imigração, ou eles te acordam para mostrar o passaporte, ou eles pedem no início da viagem e te devolvem depois. Se você estiver dentro do espaço Schengen, não vão te acordar.

Seu destino não é o final? Preste atenção. A última coisa que você quer em um ônibus noturno é acordar na cidade errada. Ou mesmo, em alguns casos, no país errado. Então preste atenção no horário em que você deveria chegar lá e coloque seu alarme um pouco antes, ou baixe um app que tem alarme por gps, e te avisa x quilômetros antes do onde você quer chegar.

partenze

Quanto à segurança dentro do trem, pickpockets abundam nos trens europeus durante o verão. Você ouve histórias de malas inteiras que foram roubadas, e, mais frequentemente, carteiras e jóias. Então durma abraçada na sua mala (mais um motivo para levar só mochila) e use um money belt para o passaporte e dinheiro. Em ônibus eu só levo bagagem pequena, porque tenho verdadeira paranóia de deixar a mala lá embaixo. Alguns lugares, como a parada em Zaragoza entre Madrid e Barcelona, são famosos pelos roubos de malas.

Espero que com essas dicas você possa aproveitar ao máximo seu transporte noturno. Depois conta para a gente nos comentários.

2 comentários

Deixe uma resposta