A Ilha dos Museus em Berlim

A Ilha dos Museus é uma pequena ilha no Spree que tem cinco museus de importância internacional. Quem é fã de arte e culturas da Antiguidade, pintura até o impressionismo e escultura, vai encontrar um prato cheio. Eu fui em três dos museus da Ilha, mas se tivesse mais tempo teria ido em todos.

ilha-dos-museus-berlim

Pergamon Museum

As coleções do Pergamon estão divididas em três seções: antigüidades, oriente próximo e arte islâmica. Ele é conhecido pelas reconstruções em tamanho original de prédios famosos da antigüidade. Ele é o museu mais visitado da cidade.

pergamon-museum-berlimarte-islamica

O portão de Ishtar na Babilônia.

ishtar-gate

O mercado de Mileto, na Turquia.

A fachada de Mshatta, antigamente em um palácio no deserto na Jordânia.

pergamon-museum-berlim-fachada-mshatta

Uma sala de chá em Aleppo, que quase te faz feliz que tanta arte foi transportada para a Europa.

pergamon-museum-berlim-sala-de-aleppo

O altar de Pérgamo foi uma das grandes decepções da minha vida, já que ele estava fechado para reformas quando eu visitei Berlim. Vou ter que voltar.

pergamon
Crédito: wikicommons

Altes Museum

O Altes, ou Museu Antigo, é focado na arte da Grécia, Roma e Etrúria, os pilares da antiguidade clássica.

Neues Museum

O Neues só reabriu em 2009, depois de ser danificado na Segunda Guerra. A peça mais popular do museu é o busto de mais de 3 mil anos de Nefertiti. Ele é considerado o melhor lugar da cidade para ver antigüidades egípcias.

ilha-dos-museus-neues-museum

nefertiti
Crédito: wikicommons

Alte Nationalgalerie

A Alte Nationalgalerie foca em pintura e escultura do século XIX. Se você ama os impressionistas, esse é o museu para visitar, com obras de Monet, Manet, Renoir, Cézanne e Rodin, entre outros, mas também tem obras de pintores alemães como Caspar David Friedrich e Karl Blechen.

alte-nationalgalerie-ilha-dos-museus-berlim-2

Bode Museum

O Bode foca em esculturas da Idade Média até o século XVIII, com peças de artistas como Donatello e Bernini. Ele já foi chamado de uma forma de ler a história da Europa de forma tridimensional.

bode-museum-berlim

Na Ilha dos Museus também fica a Catedral de Berlim, que sobreviveu aos bombardeios aliados durante a segunda guerra para quase ser destruída pelo governo de Berlim oriental, que queria destruí-la por ser o lugar de enterro da dinastia Hohenzollern. Em frente a ela, ficam essas quatro estátuas dos nadadores do Spree.

catedral-de-berlim-1

Como visitar: você pode comprar ingressos separados para os museus, um day-pass para todos os cinco por 18, ou o Berlin Welcome Card de cinco dias para 38 euros.

Clique na imagem para ler mais sobre a Alemanha.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é blog-asdistancias-imagem-alemanha.jpg

Deixe uma resposta