13 Pratos típicos para provar na Sicília

Como eu já falei em outros posts, na Itália não existe uma comida italiana. O que existe é a comida de cada região. Imagina ir em um restaurante no exterior de comida brasileira que te serve carne seca com abóbora, feijão tropeiro, churrasco, pato no tucupi, feijoada e as pessoas comem tudo em misturas bizarras que a gente acha que não combinam. É exatamente o que eles acham que estrangeiros fazem com as comidas das diferentes regiões da Itália. Então se você chegar na Sicília e pedir um presunto de parma ou macarrão à bolonhesa, vai pagar tanto mico quanto alguém que chega em Minas perguntando onde achar uma buchada de bode.

Aqui são alguns pratos típicos da Sicília.

1) Arancini

Os Arancini são bolas de risoto fritas recheadas com molho à bolonhesa, na versão mais tradicional, ou com cogumelos, queijo, basicamente qualquer coisa. Alguns lugares chegam a oferecer dezenas de opções. Ela parece uma coxinha, mas para mim – heresia para uma brasileira – são bem mais gostosas.

Coma recém saído do forno para aproveitar ao máximo.

2) Pan con panelle

pan-con-panelle-sicilian-forks

Crédito: sicilian forks

Comida de rua típica em Palermo, sanduíche com uma massa frita de grão de bico.

3) Pani ca meusa

pinterest

Crédito: pinterest

Mais uma comida de rua tradicional na Sicília, esse é um sanduíche de fígado. Se servido sem queijo, ele é “solteiro” ou schettu, se servido com queijo ele é “casado” ou maritatu.

3) Caponata

Conserva de beringela, geralmente feita com alcaparras, molho de tomate e aipo. Ela é famosa pelo gosto agridoce.

4) Pasta alla norma

Essa massa é mais uma mostra de como a Sicília é um melting pot de culturas. Ele leva beringela, muito comum na ilha por influência árabe, tomates e ricota salgada. O nome teria vindo da ópera Norma.

5) Pasta con le sarde

Prato siciliano de massa com sardinhas e anchovas, geralmente feito com bucatini. Tem muitos pratos com peixe na Sicília – afinal, é uma ilha – mas esse é um dos mais tradicionais.

6) Pesto alla trapanese

É uma variação do pesto tradicional de Genova, aquele com pinoli, manjericão, alho e parmesão. Esse leva amêndoas, alho, manjericão, tomates e queijo pecorino. Para quem tá cansado do tradicional, é ótimo para provar algo novo.

7) Parmigiana

parmigiana

Crédito: giallo zafferano

Apesar do nome, esse prato não vem de Parma. E parmigiana nunca envolve frango ou outra carne, como no Brasil (leia mais no post sobre as 8 comidas italianas que não existem na Itália). Ele é feito com beringela frita, queijo cacciocavallo e parmesão e molho de tomate ao forno. Tanto a Sicília quanto a Campania reivindicam a origem desse prato.

8) Beringela recheada

melanzane-ripiene-giallo-zafferano

Crédito: giallo zafferano

A forma mais frequente é a beringela recheada com carne moída. Era bem parecido com um prato que comi na Turquia. Como eu falei antes, a beringela chegou aqui por influência dos Sarracenos.

9) Cous Cous Trapanese

Outro prato que mostra a cultura da época em que a Sicília era árabe. O cous cous típico de Trapani, na Sicília, geralmente é servido com peixe e outros frutos do mar.

10) Muffuletta

food-people-want-muffuletta

Crédito: food people like

Sanduíches servidos em um pão de sésamo, geralmente com provolone, salame e azeitonas que pode ser comido quente ou frio.

10) Granita

A granita geralmente é comparada com uma raspadinha, mas é diferente porque é feita com ingredientes naturais. Muitos lugares só a fazem no verão. Os sabores mais tradicionais são de limão e amêndoas, mas hoje também tem muitos sabores diferentes – o da foto é de chá marroquino. Granita e um brioche é um café da manhã tradicional na Sicília.

11) Cannoli

Leave the gun, take the cannoli. Uma das cenas mais famosas de O Poderoso Chefão envolve um criminoso que se recusa a deixar para trás o cannoli feito em casa, e quem poderia culpá-lo?

O doce é feito de uma massa em cone com recheio de ricota doce. Isso parece horrível se você imaginar a ricota que a gente vê no supermercado no Brasil, então melhor esquecer as descrições e provar. Você sabe que os lugares são bons quando você vê o cannolo (singular) sem recheio. Eles só devem ser recheados na hora de servir!

12) Chinotto

chinotto

Chinotto é um refrigerante escuro feito de laranjas amargas (as mesmas das quais se faz Campari). Tem um gosto bem diferente da maioria dos refrigerantes, não é tão doce quanto os americanos, é mais amargo. Na Sicília, é feito há décadas e produzido industrialmente desde os anos 50. A coca-cola também vende a própria versão, a Fanta Chinotto.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

Ou nessa para ler nossos posts sobre comidas e pratos típicos

Asdistancias blog tag comida

Deixe uma resposta