Dois lugares em Palermo: Jardim Japonês e MALBA

Dois dos passeios que mais gostei em Buenos Aires ficam bem perto um do outro, no bairro de Palermo. O Jardim Japonês é maravilhoso e fotogênico, enquanto o Malba é o tipo de museu que eu recomendaria até para quem não costuma gostar de museus.

Em 1967, o então príncipe herdeiro do trono japonês Akihito fez uma visita a Buenos Aires. Em sua homenagem e susbtituindo um jardim menor que tinha sido destruído, construiu-se o Jardim Japonês de Buenos Aires, um dos maiores nesse estilo fora do Japão.

Lá dentro tem um centro de Atividades Culturais, um restaurante, um viveiro onde comprar bonsais e uma loja que vende produtos japoneses. Em meio a tantos jardins bonitos em Buenos Aires, esse se destaca. No inverno, não era tão fotogênico, mas as cerejeiras em flor compensavam. Não esperava por isso, já que no Japão isso acontece na primavera, mas faz sentido por como as temperaturas são diferentes.

O Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, mais conhecido como MALBA, faz um verdadeiro panorama da arte da América Latina no século XX, além de sempre ter exposições temporárias diferentes. Quando eu fui lá, estavam exibindo a exposição Obsessão Infinita de Yayoi Kusama, que depois eu também peguei no Rio.

img_20150521_102658

Para nós, brasileiros, um dos destaques é o Abaporu da Tarsila do Amaral. Lá tem outras obras de artistas brasileiros, como Cândido Portinari, Hélio Oiticica e Lygia Clark. Às quartas feiras, o ingresso é grátis para estudantes. Mas um dos que achei mais interessantes é o do fundo da foto acima, em que o artista se fotografou em seis posições de impacto e depois atirou nas fotos já emolduradas. O banco em primeiro plano também é incrível porque ele passa pelo museu todo, para formar outro banco no primeiro andar.

Crédito: wikipedia commons

Clique nas imagens para ler todos os meus posts sobre a Argentina.

Deixe uma resposta