Salona, Klis e Trogir – três day-trips de Split

Não só Split é uma cidade linda, mas tem três day-trips muito diferentes bem perto. São três lugares incríveis, e ainda mostram a história da Croácia em três períodos diferentes. 

Salona, a cidade romana

Salona é uma antiga cidade romana, que costumava ser a capital da província da Dalmácia. Foi por causa dela que o Palácio de Diocleciano foi construído na costa, dando origem ao que seria a cidade de Split. A maioria das ruínas que podiam ser carregadas foram levadas para museus arqueológicos em Split e Zagreb, mas ainda há muito para ver.

Ela fica a 5 km de Split, e pode-se chegar lá pegando o ônibus número 1 do centro da cidade. 

Klis, a fortaleza medieval

A fortaleza medieval de Klis é outra atração lá perto, também na cidade moderna de Solin. Ela está muito conservada e a visita lá dentro parece ser muito impressionante, e a vista para a costa é famosa.

Crédito: Croatia Tour Book e Gastro Tour Cro

Você pode chegar lá pelo ônibus municipal #34.

Trogir, a ilha renascentista

Outra atração perto é a cidadezinha veneziana renascentista de Trogir. Ela fica em uma ilha, embora facilmente acessível do continente. Ela tem a fama de ser uma das cidades mais charmosas da costa.

Trogir existe há 2300 anos e já foi dominada pelos romanos, venezianos e sarracenos. Assim, a ilha tem uma grande concentração de palácios, igrejas e fortes, prédios renascentistas e barrocos. Você pode ver a vista de cima do alto da fortaleza de Karmelengo.

Para visitar Trogir a partir de Split, você pode pegar vários ônibus na rodoviária da cidade. Se você quiser continuar a partir de Salona, pode pegar o ônibus 37 na autoestrada perto do anfiteatro.

É fácil combinar mais de um desses passeios em um dia com transporte público. De carro, deve ser possível fazer os três, mas seria um dia longo.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Croácia.

2 comentários

Deixe uma resposta