6 impressões sobre as Olimpíadas no Rio

Algumas impressões pessoas sobre o que eu vi nos dias que passei no Rio durante as Olimpiadas, no início de agosto.

Viva a vaia

Em todo canto do Rio, protestos e arte de rua lembravam as muitas insatisfações com as olimpíadas e com os acontecimentos políticos do Brasil. Em muitos lugares vi lembretes, em português e inglês, do golpe, dos gastos absurdos, da remoção da Vila Autódromo e outras violências cometidas em nome dos jogos. Vários cartazes perguntavam “Olimpíadas para quem?”, lembrando que a crise na saúde, educação e cultura.

O que eu não gostei de ver foi a censura nos estádios, com pessoas sendo removidas por causa de cartazes, o que a justiça proibiu há pouco. Vamos ver como vai ficar.

Mas só para quem merece

Muito diferente é o caso da vaia a atletas de equipes que não sejam o Brasil. Isso é falta de educação, de respeito e de espírito esportivo. A pessoa se preparou a vida toda para estar lá, e, se está jogando limpo, não merece vaias. Ser competitivo e aplaudir seu time, gritar o nome de uma pessoa, isso é normal, mas não vamos exagerar.

Segundo o Comitê Olímpico Internacional, a missão dos jogos é promover o entendimento mútuo com um espírito de amizade, solidariedade e fair-play. Então, vamos vaiar só quem merece?

esgrima olimpiadas

As promessas das Olimpíadas

As autoridades dizem que as Olimpíadas já tem alguns legados que podem ser sentidos por todos: o Museu do Amanhã, o VLT, a linha 4 do metrô, o estádio que será convertido em escolas, etc. Mas perdeu uma oportunidade única, fantástica, de limpar a Guanabara. Isso era uma promessa, e por isso agora tem gente disputando provas na baía e ouvindo que é para manter a boca fechada enquanto veleja. E muito pior, tem uma população que já convive com isso há décadas e nem tem mais esperança que algo seja feito.

museu do amanha
O Museu do Amanhã – onde eu não consegui entrar porque os ingressos só são vendidos online e o site não funciona em celular Android

Olimpíadas de verão? Ou de inverno?

Que as olimpiadas de verão estão acontecendo no inverno do Rio de Janeiro não deve causar nenhuma surpresa a quem já foi lá. A temperatura tá chegando a 30 graus. Mas acho que esqueceram de avisar a quem construiu a cidade olímpica na Barra. Mais uma vez pensei na Expo em Milão, onde coberturas enormes protegiam os visitantes do sol e tinha bebedouros com água natural e com gás. Na Cidade Olímpica você fica muito exposto ao sol, e tudo custa um absurdo. Ela é linda, mas não dá vontade nenhuma de ficar por lá e passear. Pode ter sido de propósito, para não encher demais, mas é bem desagradável.

cidade olimpica rio

O hype das Casas Temáticas

Ouvi falar muito das casas temáticas antes dos jogos, e fiquei com a impressão que seria uma mini-expo, com exposições de cultura, inovação e comida típica. Depois de ir à Suiça, Alemanha, Coréia do Sul e Áustria, confesso que fiquei bem decepcionada. A maioria nem tem muito dentro, só um espaço que seria legal para comer algo e beber uma cerveja, se não fossem pelas filas enormes. Elas são bonitas, mas nenhuma delas valia a pena esperar duas horas para entrar, e era o caso para algumas. Ou duas horas para poder comprar um sanduíche de 30 reais.

O Rio de Janeiro continua lindo

O Rio está cheio de eventos, shows e policiais em todo lugar. Como fui com uma amiga estrangeira que não conhecia a cidade, acabei fazendo uns programas bem turísiticos, como o Cristo e o Pão de Açúcar, que eu não fazia desde que eu era criança. E deu para lembrar por que vem gente do mundo todo para ver esses lugares. A cidade continua maravilhosa.

IMG_20160802_170716

Clique aqui para ler todos os posts que já saíram sobre o Brasil.

1 comentário

Deixe uma resposta