O Triângulo de Arte de Madrid e como visitar de graça

Os espanhóis chamam de Triângulo de Arte ou Triângulo de Ouro os três grandes museus de arte nas proximidades do Paseo del Prado. O primeiro vértice do triângulo é o Museo del Prado, o segundo é o Reina Sofia e o terceiro é o Thyssen-Bornemiza.

Outros museus na área depois também ficaram conhecidos como parte do triângulo, como o Museu Arqueológico, a Biblioteca Nacional e o Caixa Forum. Ou seja, o lugar é um paraíso para amantes das artes. E como se não bastasse, os três grandes museus tem entrada gratuita em alguns momentos da semana. Então, vamos falar um pouco sobre o que ver e como entrar de graça nesses museus.

Museo del Prado

O Museo del Prado é considerado uma das melhores coleções de arte do mundo, e tem como base a antiga coleção real da Espanha. Os tesouros da coleção incluem pinturas de Goya, El Greco, Velásquez, Ticiano e Bosch.

El greco prado
Trindade, de El Greco. Crédito: wikicommons
Bosch - Jardim das delícias terrenas
O Jardim das Delícias Terrenas, de Bosch. Crédito: wikicommons
Maja vestida Goya
Maja Vestida, de Goya. Credito: wikicommons

O Prado foi construído para reunir a arte da coroa que estava espalhada em vários castelos e palácios, mas isso não quer dizer que ele fosse aberto ao público. Em um dia da semana, ele era aberto a quem tinha uma permissão especial da corte, nos outros dias, era apenas para a família real. Mas desde 1868 a coleção foi nacionalizada e agora nós plebeus também podemos curtir algumas das maiores pinturas européias.

As meninas Velasquez
As Meninas de Velazques, uma das pinturas mais importantes da história da arte. Crédito: wikicommons

Uma curiosidade do Prado é que se você chegar bem perto no Google Maps, ele te fala os destaques de cada sala. E funciona offline.

Screenshot Google Maps Android

Como visitar de graça:

A entrada é gratuita de segunda à sexta das 18 às 20 horas e aos domingos e feriados das 17 às 19.

Museo Reina Sofia

O Museo Reina Sofia é um daqueles museus que eu recomendaria mesmo para quem não gosta de arte. Mesmo que o resto da coleção não fosse o que é, acho que valeria a pena entrar só para ver o Guernica.

guernica
Crédito: wikicommons

Essa pintura de Picasso é considerada uma dos maiores obras contra a guerra já feitas. Ela denuncia o horror da Guerra Civil Espanhola, ao mostrar o bombardeio da cidade de Guernica. Ela foi mostrada em vários países com o objetivo de chamar a atenção para o que estava acontecendo na Espanha. O Franco teve interesse em comprar a pintura, mas Picasso se recusou a deixar que ela voltasse para o país enquanto ele não fosse de novo uma democracia. A pintura ficou no MoMA em Nova York até ser devolvida à Espanha em 1981.

Escultura de Miró e pintura A Garrafa de Juan Gris. Crédito: wikipedia commons

O museu é dedicado à arte moderna espanhola, e além de Picasso tem pinturas de Salvador Dalí, Juan Gris e Miró. Alguns nomes internacionais também estão presentes, como Klee, Kandinsky e Diego Riveira.

Como visitar de graça:

A entrada é gratuita às segundas, quartas, quintas, sextas e sábados das 19 às 21 horas e aos domingos de 13:30 às 19.

Thyssen-Bornemiza

O museu Thyssen-Bornemiza teria nascido justamente para preencher lacunas dos dois outros grandes museus. Ele tem obras dos primitivistas italianos, das escolas alemã, inglesa e holandesa, dos impressionistas e expressionistas e de artistas americanos e europeus no século XX.

Giovanna Tornabuoni de Ghirlandaio, Retrato de um camponês de Cézanne e Vênus e Cupido de Rubens. Crédito: wikipedia commons.

A coleção antes pertencia ao Barão Thyssen, e era a segunda maior coleção de arte privada da Europa. Depois de aberta ao público, ela rapidamente se tornou uma das atrações mais populares da cidade.

Como visitar de graça:

A entrada é gratuita às segundas-feiras entre 12 e 16 horas.

Clique na imagem para ler mais sobre a Espanha.

3 comentários

Deixe uma resposta