Chester Beatty Library: um museu para o livro em Dublin

O Lonely Planet descreve a Biblioteca Chester Beatty Library como um dos melhores museus da Europa. Em 2002, ele foi votado o Museu Europeu do Ano. Ela foi construída para abrigar as coleções do magnata Alfred Chester Beatty. Com a sua morte, elas foram doadas à cidade de Dublin e transformadas em museu. Então para falar mais um pouco sobre esse lugar incrível.

Chester Beatty Library dublin interior
Chester Beatty Library livros 1

Quando fiquei sabendo do Chester Beatty, eu sabia que tinha que visitar. É um museu para livros. Tudo que eu sempre quis em um lugar só.

As coleções estão divididas em duas partes: Tradições Sagradas e Tradições Artísticas. As duas coleções incluem manuscritos, miniaturas, livros raros e artes decorativas. As coleções de objetos orientais são referência na Irlanda.

Chester Beatty Library livros 4
Chester Beatty Library livros 3

A coleção de Tradições Artísticas começa com memorabilia da vida de Beatty, souvenirs de algumas de suas viagens. Aqui você encontra caixinhas de jade chinesas e manuscritos europeus iluminados. Tudo é absurdamente lindo e interessante, e eu tinha vontade de ficar lá por horas.

Chester Beatty Library livros 5
Chester Beatty Library livros 10
Chester Beatty Library livros 2

A Galeria de Tradições Sagradas contém livros sobre as tradições e ritos de várias religiões – cristianismo, islam, judaísmo, budismo, hinduísmo. Eles tem uma ampla coleção de Corãos de entre os séculos IX e XIX. Também tem poemas de amor do Egito antigo e manuscritos vindos de Myanmar, da Indonésia e do Tibet, e o segundo fragmento mais antigo da bíblia, depois dos manuscritos do mar morto. A biblioteca possui inúmeras versões da bíblia, algumas de papiro.

Chester Beatty Library livros 9
Chester Beatty Library livros 8
Chester Beatty Library livros 6

Essa biblioteca foi feita para ser representativa das coleções mundiais, e por isso possui livros de vários países e épocas, de 2700 antes da nossa era até os nossos dias. Eles também frequentemente organizam exposições temporárias que falam de temas bem diferentes, de origami a caligrafia. E como o museu tem entrada franca (museu e livros são duas das minhas coisas preferidas, mas entrada franca também tá no top 10) você pode entrar e ficar só um pouco, se ficar o dia todo olhando para livros velhos não é sua idéia de diversão.

DSC04458 Dublin Castle

O Museu fica dentro do Castelo de Dublin. Existe um café dentro, o Silk Road Café, que serve comida do oriente médio. No terraço também há um jardim em estilo japonês. E claro, tem uma lojinha incrível.

Chester Beatty Library dublin vista terraço
Terraço

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Irlanda:

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre as livrarias e bibliotecas mais bonitas que eu já visitei.

Asdistancias blog tag bibliotecas e livrarias mais bonitas do mundo

Deixe uma resposta