As Bibliotecas Mais Bonitas do Mundo: Trinity College em Dublin

A universidade de Dublin, a Trinity College, ocupa uma área enorme no centro da cidade, e por isso os locais frequentemente a atravessam para chegar de um ponto a outro. Isso faz com que a universidade tenha se tornado um ponto de encontro e um lugar onde estudantes e outros dublinenses se encontram.

A biblioteca da universidade se tornou um ponto turístico importante por causa do livro de Kells. Ele é um manuscrito iluminado, e é considerado o maior tesouro nacional da Irlanda. Ele é um exemplo de caligrafia e ilustração, com motivos célticos típicos. Ele foi escrito entre os séculos VI e IX.

Você pode ver o livro de Kells – através de um vidro, é claro – por 10 euros. Por 12, você pode fazer um tour com um aluno da universidade que inclui a entrada na biblioteca. Quando eu li isso, pensei aquelas palavrinhas que frequentemente te levam às melhores surpresas de uma viagem – por que não? O tour explicou a origem da biblioteca, que é a maior da Irlanda, para qual é enviada uma cópia de cada livro do país, mas também sobre a universidade, como é estudar lá, como é a relação dela com a cidade, etc.

(Edit: a universidade de Trinity acabou de colocar o livro inteiro scaneado e disponível. Se despertou sua curiosidade, é só clicar aqui).

Um ponto alto do meu dia foi como eles falaram que a universidade não cobra mensalidade, apenas uma taxa de matrícula que na época era de 5 mil euros, e eu estava lá pensando que estudar na Irlanda é caro e vejo um americano cutucando o filho e falando que ele tinha que estudar lá. De repente ele se volta para o tour e fala “Ele quer estuda medicina, vou dever mais de meio milhão de dólares para o governo!!”

A parte mais conhecida da biblioteca é a Sala Longa, construída no século XVIII. Ela abriga 200 mil dos livros mais antigos da biblioteca. Ela também possui as últimas cópias da Declaração de Independência da Irlanda, assinada em 1916. Você vai para lá depois de ver o livro, e pode apreciar uma das bibliotecas mais bonitas do mundo.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Irlanda:

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre as livrarias e bibliotecas mais bonitas que eu já visitei.

Asdistancias blog tag bibliotecas e livrarias mais bonitas do mundo

Deixe uma resposta