As ilusões dos Teatros de Luz Negra em Praga

Acredita-se que teatros que usam luz negra para fazer ilusões surgiram na Ásia, mas eles são especialmente populares em Praga. Alguns atores usam roupas negras, invisíveis contra o fundo negro, e movem objetos fluorescentes, que parecem se movimentar livremente no palco. Eles costumam ser mudos ou ter pouquíssimos diálogos.

Diz a lenda que os poucos diálogos viriam do fato que os russos proibiram a língua tcheca no teatro durante a guerra fria, mas não encontrei nenhuma informação sobre essa proibição e me parece um mito. Mas pode ser uma consequência da desvalorização da língua.

Créditos: wikipedia commons

Eles são bem populares na República Tcheca, e em algumas noites você pode encontrar dezenas de espetáculos. Os espetáculos modernos evoluíram para incluir música ao vivo, dança moderna, projeções de filmes e outros.

Créditos: wikipedia commons

O Teatro de Luz Negra Jiří Srnc traz o nome do homem que revolucionou ese tipo de performance a tornou uma tradição de Praga.

O Metro tem um dos espetáculos mais famosos com luz negra, o Life is Life, que está em cartaz desde 2005.

O HILT foi um dos primeiros a ter música ao vivo nas apresentações. Eles também tem teatros de sombras e teatros de marionetes.

Créditos: wikipedia commons

O Teatro Multimídia Lanterna Magika usa uma mistura de luz negra, dança e filmes. Os espetáculos são sempre mudos ou tem poucas falas, com legendas. Nos seus mais de 60 anos de existência eles já criaram mais de 30 espetáculos.

Ele também tem um relevância histórica enorme. Durante 1989, ele se tornou a sede da Revolução de Veludo, e dentro dele foi fundado o Fórum Cívico em que a população discutia temas importantes.

A Revolução começou quando um grupo de estudantes apanhou da polícia em uma manifestação de rua, e no dia seguinte ocuparam os campi universitários em protesto. Os teatros os apoiaram, entrando também em greve, e em poucos dias ela se espalhou pelo país. Foi um dramaturgo, Vaclav Havel, que se tornou presidente do país após as primeiras eleições livres.

Créditos: wikipedia commons

Em Praga, eu vi o Lanterna Magika e o HILT e todos os dois foram experiências sensacionais. Também coloquei aqui informações sobre outros lugares famosos, mas parece que a maioria dos teatros em Praga são interessantes. Eu recomendo para quem gosta de cinema mudo, para quem está com crianças ou simplesmente para quem quer ter uma experiência diferente.
A maioria dos espetáculos custa em torno de 500 coroas para adultos. Descontos para estudantes costumam estar disponíveis.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a República Tcheca.

1 comentário

Deixe uma resposta