Acessórios de viagem: o coletor menstrual

Como a maior parte das minhas viagens foi para a Europa, eu nunca tive problemas para encontrar obs para vender. Não precisa nem falar a língua do país, você vai em um supermercado e acha um facilmente. Mas já tive problemas para descartar o ob, já que alguns banheiros não tem lixo, e você tem que andar com sacolinhas. Ou pior, você descobre que seu ônibus noturno não tem banheiro e fica morrendo de medo de vazamentos ou de Síndrome do Choque Tóxico.

Imagino o problema para quem acampa, quem vai para lugares onde o tipo de absorvente a que você está acostumada não é fácil de achar (muitas amigas minhas da Ásia nunca tinham visto um ob até viajar), ou quem simplesmente não quer produzir tanto lixo.

 

Então é por isso que quero falar sobre o coletor menstrual no meu blog sobre viagens.

coletor 3

O coletor, para a maioria das mulheres que eu conheço que tentaram, diminui cólicas, dores de cabeça e fluxo da menstruação. Para muita gente, para mim inclusive, até o número de dias de menstruação diminuiu. Eu perguntei para o meu ginecologista e ele não soube explicar o motivo, mas conheço muitas meninas que passaram pela mesma coisa depois de começar a usar absorventes orgânicos. Já me falaram que o aumento de dor e fluxo seria um efeito colateral (ou proposital, se você gosta de teorias de conspiração) do alvejante no ob. Outros dizem que é porque o coletor simplesmente coleta a menstruação, ele não absorve líquidos que deveriam ficar lá. Então posso dizer que melhorou tudo para mim quando eu estou viajando. Outros problemas como o odor também somem, já que aquele cheiro não é de sangue, é do sangue misturado com o alvejante do ob.

Não só isso tudo ajuda na viagem, mas pode te dar outra relação com sua menstruação que vai te deixar menos incomodada e paranóica quando estiver usando um coletor em uma viagem (e em casa também).

Meus coletores
Meus coletores: o roxo é um Meluna tamanho M com ponta em bolinha, e o laranja é um Lunette tamanho 2. Cortei o cabinho com um cortador de unha, para não deixar uma ponta afiada.

Como comprar um coletor?

A maioria das marcas recomenda um tipo de coletor para mulheres que já tiveram filhos e outro para as que ainda não tiveram filhos, mas comprar o coletor não depende só disso. É melhor checar a posição do seu cérvix, perceber o seu fluxo, saber como são seus músculos pélvicos, se você tem bexiga sensível. Não é tão fácil como “um tamanho serve em todas as vaginas”, e é normal ver gente que comprou um coletor super popular mas não se adaptou, e depois se apaixonou quando tentou outro de outra marca, tamanho ou firmeza. Tem um vídeo muito bom que ajuda a escolher – em inglês.

A mesma menina tem um vídeo sobre como impedir o seu coletor de vazar, o que é basicamente tudo que você precisa saber sobre o coletor.

 

Existem várias marcas: Meluna, Lunette (revendedor oficial no Brasil, Kervosai),Divacup, Fleurcup, Yuuki, IncicloFemmycycle, Fleurity, Vai de Copinho (revendedor que tem copinhos da Korui, Inciclo, Lumma, Meluna, Yuuki e Violeta) entre outras, e todas tem diferentes formatos, algumas tem copos mais suaves, outras tem copos mais rígidos, uns são maiores e aguentam um fluxo maior. Os mais rígidos são mais fáceis de colocar (eles abrem facilmente) mas mais difíceis de tirar no início, até você pegar o jeito. Então se quiser um mais duro às vezes é bom investir em um modelo que tenha um cabinho ou anel para ajudar na retirada. É difícil saber o que você prefere antes de tentar, então a maioria das pessoas compra mais de um copo antes de ter um perfeito, que os sites chamam de coletor Cachinhos Dourados. Com as dicas do vídeo, você deve conseguir comprar um que te sirva bem, mesmo se não é o melhor possível.

Eu costumo ferver ele por 3-5 minutos antes e depois de cada ciclo. Durante o ciclo, lavo só com água, já que me desaconselharam o uso de sabão. Quando vou em um lugar onde a privada e a pia não ficam no mesmo lugar, como na faculdade, costumo levar uma garrafinha de água ou só limpar com lenços de papel mesmo. Meu fluxo é bem forte, então nos primeiros dias esvazio a cada três horas. Nos finais, fico até o máximo recomendado, que é 12 horas.

Para mim, o único problema do coletor é que demora um tempo para pegar o jeito com ele. Das primeiras vezes que usei, fiz muita bagunça no banheiro e às vezes demorava uns vinte minutos para colocá-lo corretamente, sem vazar. Então, apesar de ser ótimo para viajar, eu não recomendo que você comece a usar em uma viagem. Use ele em casa por alguns ciclos até você se acostumar, descobrir a melhor dobra para coloca-lo, etc.

Dobras coletor
Dobras origami, lábios, 7 e punchdown, começando de cima à esquerda e continuando em sentido horário

O coletor também ta fazendo diferença na vida de meninas em vários países menos desenvolvidos. Em alguns países, o custo de um absorvente é proibitivo e as mulheres tem que usar pedaços de pano ou algodão que podem trazer infecções. Meninas muitas vezes deixar de frequentar a escola quando se tornam adolescentes porque a escola não tem um banheiro, ou elas perdem vários dias por ano por causa disso. E não só em países sub-desenvolvidos! Uma pesquisa recente mostrou que a diferença entre notas de meninos e meninas na Nova Zelândia se torna bem significativa quando eles são adolescentes, porque 1/3 das crianças vive abaixo da linha de pobreza e meninas acabam perdendo aulas porque não conseguem comprar absorventes.

Então algumas campanhas foram criadas para doar coletores para mulheres nesses países.

 

Se você souber onde comprar coletores de outras marcas no Brasil, por favor me conte nos comentários.

 

6 comentários

    1. Julia Boechat

      Oi, Bruna, obrigada pela dica. Adicionei na lista.
      Também cortei o cabo de todos os meus, não acho necessário e me incomoda.

  1. Stela

    Oi, como você faz para limpar o coletor durante a viagem? Só na pia com água e sabão mesmo?

    1. Julia Boechat

      Oi, Stella, tudo bom? Nas viagens, faço do mesmo jeito que aqui, durante a menstruação lavo só com água (não uso sabão porque me falaram que não era bom). As vezes se tenho que trocar na rua só esvazio e limpo com lenços de papel. Entre um fluxo e outro, eu coloco ele em água fervendo por cinco minutos. Em viagens, uso um copinho de plástico para isso.

  2. Luisa

    Ei, tudo bom? Tô pensando em usar o coletor menstrual, em parte pelo motivo ecológico, em parte por ouvir falar que diminui cólica e fluxo! Queria te perguntar, qual você usa?

    1. Julia Boechat

      Oi, Luisa, tudo bom? Primeiro eu comprei um Meluna pequeno, gostei bastante mas achava ele pequeno e mole demais… Então comprei um Lunette tamanho 1, do qual to gostando mais. Mas como eu disse, é bem pessoal. Para mim realmente diminuiu cólica e fluxo, especialmente quando eu combinei com tomar suco de Cranberry. Tomo um copo por dia, começando uns três dias antes da menstruação, e tenho zero cólica. Abraços

Deixe uma resposta