Cinco gelaterias incríveis para visitar em Bologna

Gelato não é apenas a palavra italiana para sorvete. É um produto completamente diferente, sem corantes ou aromatizantes, feito com frutas da estação e sempre fresco. Eles tem uma textura mais leve do que o sorvete brasileiro, e não são servidos tão gelados, para não anestesiar a boca. Ele também tem bem menos gordura e açúcar que o sorvete brasileiro. Em muitos lugares, ainda são feitos artesanalmente.

E se você está em Bologna, você está com sorte, porque não faltam lugares incríveis para prová-lo. Essas são minhas gelaterias preferidas em Bologna:

1) Cremeria San Francesco

Quase na praça do mesmo nome, então o lugar já ganha pontos por ser agradável. Meus preferidos são o Fiori del Sud (Amêndoas e pistache com um pouco de sal), Isabella (uva e mirtilo), Gengibre, Limão e Laranja e Mascarpone com Chocolate. No verão, eles também fazem granitas. As de amêndoas são muito famosas na cidade.

2) CREMERIA SANTO STEFANO

Bologna gelato cremeria santo stefano

Essa é uma sorveteria com carinha retrô e sabores deliciosos.

Nessa, o meu preferido é o de pistache salgado. Não sei como explicar, ele é realmente salgado, e tem uma textura muito parecida com o de pistache de verdade, é uma coisa completamente diferente dos normais (e não é verde. Se tem uma coisa que aprendi na Itália, é nunca confie em um sorvete de pistache verde). Outros preferidos são mirtilo, chocolate cru da Venezuela e Speculaas (caramelo com sal e biscoito de canela). Também sempre vale a pena checar o sabor do mês. Eles também fazem granitas no verão, algumas tradicionais, como de amêndoas e limão, e sempre fazem também alguns sabores de chá. A da foto era de chá marroquino.

3) GALLIERA 49

Galliera 49 gelateria Bologna

Não se engane pela aparência. A 49 é basicamente só uma porta na Via Galliera, mas tem um dos melhores sorvetes da cidade, todos feitos com leite fresco do SudTirol, a região na fronteira com a Áustria. Também vende granite. Os de fruta são estritamente sazonais, então só no verão eles servem o de framboesa, um dos meus preferidos, mas tem sempre um maravilhoso. O de gengibre também é ótimo para refrescar em dias de calor intenso. O da foto era de uva, também maravilhoso!

4) Gelatauro

Gelatauro

A Gelatauro é uma mistura de sorveteria e pasticceria, produzindo vários doces e chocolates artesanais, a maioria do sul da Itália. Então é um ótimo lugar para provar cannoli, por exemplo. Não dá para perder o Affogato, o café com uma bola de gelato, que é uma especialidade da casa.

Mas vamos ao assunto do post, que é gelato: meu sabor preferido é Arance di Sicilia (laranjas da Sicília,o da direita na foto). Também gosto de Ciocolato all’Arancia (chocolate com laranja) e Regno delle dua Sicilie (pistache, amêndoas e panforte). Também a maioria do gelato é feita com ingredientes do sul, como laranjas, amêndoas e pistache. Se você está com pressa, pode pedir um gelato pela janela.

5) Cremeria Cavour

Cremeria Funivia

Uma das sorveterias mais premiadas da cidade, recentemente renomeada. Passe por aqui no verão e você vai ver uma fila de locais na frente esperando um cone. A ponto de eles distribuírem senhas. Acredite em mim: gente local não passa por esse trabalho todo se não for por um gelato maravilhoso.

Meus preferidos são Speciale 50 (Mascarpone com café), Contessa (creme de amêndoas), Cavour (raspas de limão com panforte), Funivia (torta de chocolate) e Cassata Siciliana (tudo que vem da Sicília, inclusive laranjas e cedro), além de todos os de frutas. Eles também vendem tortas de sorvete imensas.

Clique na imagem para ler todos os posts com dicas sobre morar e estudar em Bologna.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

3 comentários

  1. Claudia

    Nossa, dá água na boca. Tô indo para lá, vou anotar as sugestões. Também me falaram de um lugar chamado Gianni, você conhece?

    1. Julia Boechat

      Ei, Cláudia. Conheço sim, mas confesso que não gosto muito. Ele é famoso pelos sabores inusitados, mas acho o sorvete pesado. Se você provar, depois passa aqui e me conta se você gostou.

Deixe uma resposta