21 pratos típicos para provar na Turquia

Em geral, achei a comida turca deliciosa. Mas principalmente no interior a oferta era farta e sempre acompanhada de algumas entradas por conta da casa. Quase sempre chá de maçã era oferecido, e sempre delicioso. Aqui estão alguns pratos imperdíveis para quem estiver viajando para a Turquia:

1) Menemen

pratos típicos provar Turquia menemen

Um clássico de café da manhã, Menemen é feito com ovos mexidos com alguns legumes. Parece um pouco uma shakshuka, e é muito gostoso.

2) Simit

pratos típicos provar turquia simit

Outra opção comum para café da manhã, simit é um aro de pão geralmente coberto por sementes de sésamo, e é muito vendido em barraquinhas na rua. Ache um lugar que venda suco de frutas fresco e seu café da manhã econômico está pronto.

3) Köfte

kofte

Almôndegas de carneiro, que podem ser servidas sozinhas, em sanduíche, com acompanhamento de iogurte. Essas foram na Capadócia, e estavam maravilhosas.

4) Kumpir

KumpirOs lugares de kumpir sempre ficavam abertos até a madrugada, talvez por ser a comida perfeita para bêbados. Eles basicamente assavam umas batatas enormes, depois abriam com uma faca, jogavam manteiga e queijo dentro e misturavam tudo até virar um purê, e depois enchiam com os toppings que você escolhesse. Tem bem mais graça que batata recheada, e a moda devia pegar no Brasil.

5) Testi Kebab

Prato de carne feito no vaso de cerâmica tradicional, que você tem que quebrar para conseguir comer. Pontos se você a quebra ao meio certinho. Nos lugares tradicionais, você tem que pedir horas antes para ter tempo de cozinhar, outros o mantém semi pronto.

6) Lahmacun

pratos típicos provar turquia lahmacun

Pão sírio coberto com carne moída, limão e salada, que eu provei em mais de um lugar como um lanche. Em alguns lugares, você acha uma opção vegetariana com beterraba.

7) Moussaka

moussaka

Prato de beringela, carne moída e batatas, geralmente servido assado. É comum em toda a área do antigo império otomano. Melhor provar em todos eles para decidir o seu preferido. Acho que por enquanto fico com Sarajevo.

8) Börek

burek

Massa folhada com diversos tipos de recheio, que também é comum em todos os países do antigo império otomano. Alguns dos mais comuns são com carne, queijo, batatas ou espinafre.

9) Karniyarik

Karniyarik

Beringela recheada, geralmente com carne moída, cebola e pimentão.

10) Adana Kebab

adana kebab

Prato de carneiro com ingredientes simples mas preparação muito específica, que tem que entrar na lista de quem ama carne.

11) Ískender kebab

Ískender kebab

Um prato de carne muito popular no norte, ele consiste em carneiro servido com molho de tomate e iogurte sobre fatias de pão.

12) Pida

pratos típicos provar turquia pida

Chamado frequentemente de “pizza turca”, é um pão com vários tipos de recheio, geralmente carne moída ou queijo com espinafre.

13) Dolma

Vegetais recheados, mais comumente folhas de videira ou de repolho. Como várias comidas da lista, ele é comum em todo o antigo império otomano, e a foto na verdade é de um que comi na Armênia.

14) Döner

220px-Döner_kebab_slicing

Demorou para aparecer na lista, mas não podia faltar. Disponível em qualquer lugar da cidade como take away, mas não confunda com fast-food, já que a carne é assada lentamente e acompanhada por ingredientes frescos.

15) Manjar turco

Lokum

O doce tão bom que fez Edmund trair os irmãos nas Crônicas de Nárnia. É servido com uma combinação de sabores e recheios, e deve ser comido fresco.

16) Dorduma

Dondurma

Sorvete turco diferente, mais duro e frequentemente servido em restaurantes com garfo e faca. Os vendedores são conhecidos por fazerem pequenos shows esticando o sorvete e fazendo formas.

17) Künefe

künefe

Massa feita de queijo servida bem quente e coberta de pistache.

18) Bolo Mozaik

Mozaik

Bolo de chocolate com biscoitos quebrados.

19) Baklava

Eu já tinha comido esse doce tradicional de pistache antes, mas em outros países sempre achei doce demais. Em Istambul foi perfeito! Deve ser comido fresco.

20) Güllaç

Gulluç

Sobremesa feita com leite, romãs e um tipo de massa especial. É tradicional durante o ramadã e pode incluir vários outros tipos de frutas.

21) Café turco

Tem gente que ama o tradicional café não-filtrado da Turquia, tem gente que não suporta, mas sempre vale a pena provar.

E então, o que você achou das comidas turcas? Vontade de experimentar?

Sem tempo? Que tal um café da manhã típico, já tarde de manhã, experimentando vários pratos?

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Turquia

Blog Asdistancias imagem Turquia

Ou nessa para ler todos os nossos posts sobre pratos típicos

Asdistancias blog tag comida

9 comentários

  1. Stella B Terra

    Adorei a mesa, deu vontade de experimentar tudo, parabéns por compartilhar o momento.

  2. Gabriel

    Metade dos pratos davam kebab, HAHAHA. Os doces parecem bons.

  3. Amanda

    Adorei as recomendações! Principalmente o dondurma e o Testi Kebab. Você sabe de algum lugar que faz ele do jeito tradicional?

    1. Julia Boechat

      Sei de um lugar em Goreme, recomendado pelo Rough Guides. O lugar chama Dibek, peça no seu albergue ou hotel para eles reservarem, já que demora 3 horas para cozinhar.

Deixe uma resposta