Minha experiência em um banho turco

O banho turco em um hammam é uma tradição ainda muito comum no país. A experiência é imperdível, e eu recomendo a qualquer um que for para a Turquia. Mas a maioria das pessoas que eu conheci na viagem estava cheia de dúvidas sobre como funciona, ou se é necessário ficar nu, então resolvi colocar a minha experiência para os leitores do blog.

Em um hammam tradicional, o espaço geralmente é dividido entre homens e mulheres. Outros lugares são divididos em dias para mulheres e para homens. Se esse for o caso, nudez completa é normal. Na maioria dos lugares, você pode manter a parte de baixo de um biquini, mas geralmente as pessoas só usam a parte de cima durante a massagem se ela for feita por um homem. Você pode perguntar todos os detalhes antes de se decidir por um lugar.

Se você quiser luxo, existem vaŕios hammans perto das maiores atrações de Istambul que são simplesmente incríveis (ou pelo menos parecem pelas fotos nos sites). Se você procura preços baixos, tente cidades pequenas ou a parte asiática de Istambul. É sempre bom dar uma lida no trip advisor, já que as pessoas falam quando a massagem é muito corrida ou o lugar não é muito limpo. Eu fui em um em Göreme, na Capadócia. Eu e outras meninas pedimos uma sugestão de lugar do dono do albergue, e ele disse que tem três que tem preços e qualidades semelhantes, então o melhor é o que tiver vazio. Ele ligou para perguntar, e já marcou hora para a gente.

Chegando no hammam, nós recebemos um pedaço de pano no qual pode se enrolar entre uma parte e outra do banho, a famosa toalha turca ou peshtemal. Eu depois comprei uma porque elas tem fama de serem muito suaves e ótimas para viajar. Também recebemos chinelos e armarinhos com chave onde guardar nossas bolsas.

Depois, as funcionárias passaram um creme nos nossos rostos e nos levaram para uma sala onde a gente deveria se deitar no mármore quente. A ideia aqui é a mesma de uma sauna, de suar e se livrar das toxinas.

hamam istambul wiki commons
Créditos: wikicommons

Depois fomos levadas a outra sala, onde as atendentes, também de bikini, vieram nos esfregar com uma esponja, uma kese. A esfoliação é bem feita, e muita gente tinha me falado do nojo que sentiu quando viu um quilo de pele morta saindo do corpo. Eu me senti superior, brasileira que toma banho todos os dias, que faz esfoliação direto… e saiu um quilo de pele morta de mim também. Fiquei mais humilde, em parte por isso e em parte porque ter alguém me lavando me fazia sentir como uma criança pequena. Falam que a esfoliação é tão profunda, que é para melhor ir em um hammam no início da viagem se você estiver planejando se bronzear, porque o bronzeado some. E que também não é para fazer em tatuagem nova, o que faz sentido porque elas são basicamente feridas abertas. 

A próxima etapa é a massagem com bolhas. A atendente pega o que parece uma fronha de travesseiro, mergulha em balde com água quente e sabão e, em alguns movimentos de malabarismo, ela me cobriu de bolhas. A massagem é super relaxante, e admito que eu estava mais como uma criança encantada com as como elas faziam com as bolhas. Depois ela jogou baldes de água quente em cima de mim.

Embora a atendente tenha lavado meu cabelo durante a massagem com bolhas, ela não usou condicionador, e foi um erro meu não ter levado. Vi que muita gente leva o próprio shampoo e condicionador. No hammam onde eu fui a experiência continuava com um mergulho na piscina de água fria, e tinha chuveiros para quem preferia ou queria terminar de lavar o cabelo, mas não é o caso em todos os lugares.

No fim, as atendentes vieram nos cobrir com uma quantidade enorme de toalhas, nós nos deitamos em espreguiçadeiras, e elas trouxeram chá de maçã. Uma amiga turca tinha me falado para não pular essa parte, para aproveitar e relaxar enquanto meus músculos se esfriavam. Se você pagou extra por uma massagem com óleo, esse é o momento em que alguém vem te buscar.

Essa foi minha experiência na Capadócia. Tudo junto, o hammam durou quase quatro horas, o que é normal.

Clique na imagem para ler mais sobre a Turquia:

3 comentários

Deixe uma resposta