Nápoles além dos estereótipos

Nápoles é uma cidade que tem uma reputação ruim, mesmo dentro da Itália. A maioria das pessoas associa a cidade com sujeira, violência e, é claro, a máfia. No entanto, estatísticas da polícia italiana mostram que você tem mais chance de ser furtado em Roma, Bologna ou Florença. E estatísticas do Trip Advisor colocam Barcelona como a cidade européia em que você tem mais chance de sofrer um furto. Ou seja, furto acontece sim em Nápoles, mas não é o fim do mundo que as pessoas imaginam nem motivo para deixar de visitar.

 

IMG_20151101_205006
A cidade não parece tão ruim com vista para o Vesúvio, não é mesmo?

Se você não deixar os estereótipos ruins te impedirem, vai achar uma cidade vibrante, com excelente comida, uma história super antiga e arte para todos os lados. Com a palavra, Elena Ferrante, que é quem entende de Nápoles:

“Ah, que cidade, dizia à minha filha tia Lina, que cidade esplêndida e significativa: aqui se falaram todas as línguas, Imma, aqui se construiu de tudo e se destruiu de tudo, aqui as pessoas não confiam em nenhuma fofoca e são muito fofoqueiros, aqui há o Vesuvio que te recorda todos os dias que a maior obra dos homens mais poderosos, o trabalho mais esplêndido, o fogo, o terremoto, as cinzas e o mar em poucos segundos a reduzem a nada.”

Quando fiquei em Nápoles, fui muito bem recebida pelo Giovanni no albergue Giovanni’s Home, que me deu dicas de comidas e passeios imperdíveis lá perto. Ele fez um mapa para mim com atrações que ele considerava imperdíveis, e estou colocando aqui alguns dos lugares que mais me interessaram.

 

Duomo di Napoli

IMG_20151101_204436

 

O Duomo de Napoli é uma igreja linda, com uma área arqueológica com afrescos antigos que fazem a alegria de qualquer visitante. Mas ela é parte do folclore da cidade por um motivo muito mais estranho: o milagre da liquefação do sangue. San Genario morreu em 305 e é padroeiro de Nápoles. No Duomo, seu sangue está guardado em um vidrinho. Por causa do tempo, ele se transformou em pó, mas todo ano ele volta a se liquefazer em torno de 19 de setembro. Dizem que se ele não se liquefaz, desgraça se abate na cidade.

Vários estudos já foram feitos tentando descobrir por que o sangue se liquefaz, e tem alguns vídeos do Natgeo para quem se interessar.

Rua dos presépios

IMG_20151102_153941

A Rua San Gregorio Armeno é conhecida como o lugar de Nápoles onde é sempre natal. Lá eles fazem esses presépios incrivelmente detalhados que você pode ver o ano inteiro.

Nápoles subterrânea

 

Tem mais de um lugar em Nápoles chamado de Napoli Sotteranea, mas o mais interessante é o que inclui as cisternas gregas e o teatro romano. Afinal, Nápoles foi fundada como uma colônia grega (por isso se chama nea polis, cidade nova) no século VII antes da nossa era. Além disso, o tour inclui lugares usados como depósito e como refúgio durante a Segunda Guerra Mundial.

Cappella Sansevero

 

A Cappella Sansevero é famosa em Nápoles pelas obras de arte maravilhosas e pelos mistérios que cercam o príncipe de Sansevero, maçom e alquimista, que lhe deu a sua forma atual. A Cappella me interessou tanto que mereceu post próprio, aqui.

Chiostro Majolicato

IMG_20151102_153744

O chamado Chiostro Majolicato fica na Monastero di Santa Chiara. O claustro do convento é formado por pórticos e por 64 colunas em Majolica, ou seja, um tipo de cerâmica muito popular durante séculos. O claustro foi construído no século XVIII e teve que ser reconstruído depois da segunda guerra, depois de sofre danos pelos bombardeios anglo-americanos.

Estação Toledo

IMG_20151102_151201

Nem só de antiguidade vive o subterrâneo de Nápoles. Muitas estações de metrô em Nápoles foram renovadas como Estações de Arte. Hoje em dia 14 estações foram redesenhadas e possuem cerca de 200 obras de arte de 100 artistas. A mais famosa é a estação Toledo, que já foi eleita várias vezes como a mais bonita do mundo.

Teatro di San Carlo

É o teatro de ópera mas antigo do mundo, construído décadas antes do La Scala em Milão. Você pode visitá-lo como parte de um tour ou comprar ingressos para a ópera. Nesse caso, melhor olhar com antecedência.

 

Castel dell’Ovo

IMG_20151029_185731

Esse castelo na Baía de Nápoles recebeu o nome por causa de uma lenda antiga: dizem que o poeta Virgílio colocou um ovo embaixo da construção. Se um dia ele for quebrado, Nápoles cairá. Hoje ele é frequentemente usado para exposições e tem uma vista da cidade.

Se você resolver visitar Nápoles, não perca nossos posts sobre os day trips mais incríveis para conhecer mais a região da Campania.

4 comentários

Deixe uma resposta