Pizza em Nápoles é assunto sério

Se você perguntar para a Associazione Verace Pizza Napoletana o que faz uma pizza autêntica, vai encontrar uma lista enorme de exigências. Tudo, do fermento, ao tempo que a massa deve descansar, é rigorosamente controlado. Tomates usados devem ser de três tipos específicos, que crescem perto de Nápoles, e a Mozzarella deve ser de dois tipos, ou Mozzarella de búfalo, ou fior di latte. Qual é a Mozarella certa entre essas duas é motivo de briga na cidade, e nem tente discutir com um napolitano sobre o assunto se não quiser ouvir por horas porque quem usa o tipo errado não sabe cozinhar.

As pizzas são assadas em fornos de madeira que são idênticos há centenas de anos. Os protocolos também controlam a temperatura, o tamanho e formato do forno e o tipo de lenha que deve ser usado. A pizza deve ficar lá dentro por entre 60 e 90 segundos, apenas.

oven
Crédito: wiki commons

A pizza tradicional tem poucos recheios (nada de portuguesa), para que você consiga sentir o sabor de tudo.

Então, onde comer a pizza tradicional de Nápoles?

Gino Sorbillo

A pizzaria foi aberta por Luigi Sorbillo, que teve 21 filhos com a mesma mulher. Por isso a pizzaria tem 21 sabores no cardápio. A pizza foi aperfeiçoada por seu neto, Gino Sorbillo, e desde então eles vendem 1200 pizzas por dia. Muita gente a considera a melhor pizza de Nápoles, por isso existem vários lugares chamados Sorbillo. O tradicional fica na via dei tribunali, 32.

sorbillo
Crédito: wiki commons

Da Michele

O slogan dessa pizzaria é “a mesma pizza de cem anos atrás”. Eles valorizam tradição, e por isso só servem pizza Marinara e Margherita, sem nenhuma das “inovações” que alteram o gosto. Se você quer comer aqui, prepare-se para fazer fila. Se elas já eram grandes antes, ficaram enormes depois que a Julia Roberts escolheu essa pizzaria em Comer, Rezar e Amar.

da michele
Crédito: wiki commons

Porta d’Alba

A Porta d’Alba é considerada a pizzaria mais antiga do mundo. Ela existe desde de 1830 e é parte do folclore local de Nápoles. Diversos escritores locais já criaram poemas para as pizzas da Porta d’Alba.

porta d'alba
Crédito: wiki commons

Brandi

A pizzaria Brandi clama que eles inventaram a pizza Margherita. Diz a história que eles a inventaram em honra da então rainha da Itália, Margherita. E é por isso que a pizza tem as cores da bandeira da Itália, o branco da mozzarella, o vermelho do tomate e o verde do manjericão.

Di Matteo

Conhecida pela visita feita pelo presidente Clinton quando ele veio à Itália e por ganhar a Copa do Mundo de Pizza (sim, isso realmente existe) em 2011.

di matteo
Crédito: wiki commons

Se você quer comer como um napolitano, não peça uma pizza para viagem. Ela perde o sabor na caixa. Você pode ter que esperar uma hora na fila para entrar nas pizzarias mais famosas de Nápoles, mas tudo vale a pena quando a pizza chega fumegando, com o centro meio líquido na sua mesa.

IMG_20150812_133704

Já comeu a pizza tradicional de Nápoles? Conta para a gente nos comentários.

1 comentário

Deixe uma resposta