Hallstatt lago Áustria Alpes

Existia uma Hallstatt antes de existir uma Roma

Hallstatt, na Áustria, foi considerada pelo viajante Alexander von Humboldt a cidade de lago mais bonita do mundo. Ele dizia que era algo pitoresco, aquela vilazinha em um faixa de terra tão estreita entre o lago e a montanha que as casas eram construídas uma em cima da outra.

Até o século XIX só era possível chegar a Hallstatt de barco ou por trilhas. Hoje já é possível chegar de carro, mas quem chega de trem, como eu, tem que pegar uma balsa para atravessar o lago até a cidadezinha, o que aumenta a sensação de um lugar isolado. É bem legal ver a cidade pela primeira vez do lago, e, como não é um passeio, a travessia é bem barata.

Hallstatt lago Áustria Alpes

A população da cidade hoje não chega a mil pessoas, mas eles estão determinados a mantê-la viva, e não deixar que se transforme meramente em um museu ou uma atração turística.

É bem interessante, porque você vê bem mais turistas que locais passeando por lá. Principalmente chineses, que me explicaram que alguém construiu uma réplica quase exata de Hallstatt na China, e é um lugar super conhecido entre eles.

IMG_20151021_011231

IMG_20150818_003928

A cidade também é famosa pela história. Lá foram descobertos túmulos no século XIX que jogaram uma nova luz sobre um período da pré-história, que em parte por isso ficou conhecido como período Hallstatt. Eles provam a existência de uma ampla rede de comércio na Europa bem antes do que se pensava anteriormente.

Hallstatt era muito rica por possuir minas de sal, exploradas desde sete mil anos atrás. As minas são as mais antigas conhecidas, há traços de mineração desde 2000 antes da nossa era. Se você quer conhecer a história antiga da cidade, pode visitar as minas e o Museu de Hallstatt. Eu tinha pouco tempo em Hallstatt e resolvi não gastar meio dia nas minas, mas fui ao pequeno museu, que era bem interessante.

IMG_20151021_011403

Mas um dos lugares que achei mais interessantes para visitar na cidade é o Ossuário. Ele teria surgido por desejo de um barão local, que não queria que seu esqueleto descansasse em paz e ordenou que ele fosse carregado pela cidade a cada cinquenta anos.

Dentro do ossuário, vemos crânios pintados com tiaras e coroas, em um simbolismo bem palpável: a morte destrona os poderosos.

IMG_20150818_001943

Hallstatt lago Áustria Alpes

Eu visitei Hallstatt a partir de Viena, o que faz um day-trip cansativo: quase 4 horas em cada direção de trem. Apesar disso, achei que valeu muito a pena. Muita gente também visita a cidade a partir de Salzburgo, a apenas duas de distância. Eu não dormi lá, mas existem muitas opções de acomodação e atrações lá perto, como as cavernas de  gelo em Dachstein e várias trilhas ao redor da cidade.

Clique na imagem para ler mais sobre a Áustria.

9 comentários

  1. Lorena

    Cidadezinha linda! Quero ver esse ossuário, já vi as catacombas de Paris, mas esse parece mais legal!

    1. Julia Boechat

      Oi, Lorena, tudo bom? Achei a cidade muuuito linda, acho que você vai curtir. O ossuário é minúsculo mas bem diferente do de Paris, vale a pena mesmo!

  2. Laura

    Que post lindo! Adorei as fotos, que câmera você usa?
    E aqui, to pensando em fazer uma viagem por essa região, você sugere quanto tempo para Hallstatt? Algo mais vale a pena lá perto? Salzburgo você resolveu não ir, ou não tinha tempo?

    1. Julia Boechat

      Ei, Laura, tudo bom?
      Eu uso a câmera do meu celular mesmo, é um Nexus 6.
      Hallstatt é uma cidade pequena, você pode ver todas as atrações en um dia. Mas se você gosta de cidades pequenas e quer aproveitar o clima, pode ficar mais. Ela vale a pena. Lá perto só sei das cavernas de gelo em Dachstein. Parecem interessantes. De Salzburgo só ouvi falar que é bonito e caro. Na verdade não fui porque não tinha muito tempo e ia gastar muito dinheiro com algo que não era uma prioridade. Preferi fazer essa coisa louca de passar o dia todo no trem, mas valeu a pena.
      Boa sorte com a Áustria. Compre os bilhetes antes que eles são bem mais baratos, ou um passe de trens.
      Abraços

    1. Julia Boechat

      Oi, meninas tudo bom? Obrigada, que bom que vocês gostaram do blog. Muito bom o seu post de Nova York, continuem assim! Beijos

Deixe uma resposta