9 Pratos italianos que não existem na Itália

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

A comida italiana é super famosa no mundo inteiro, e você pode encontrar os pratos mais famosos no mundo inteiro, certo? Bom, alguns deles você pode certamente encontrar em qualquer lugar… Desde que não seja na Itália. Eles podem ter sido criados por imigrantes, adaptados de pratos italianos, mas lá são heresia.

Então, quer saber quais são?

1) Espaguete à bolonhesa

Talvez o mais famoso prato italiano, dá para encontrar um espaguete à bolonhesa do Chile ao Japão. No Brasil, em que tanta gente descende de italianos, todo mundo tem uma receita da vó. Sabe onde você não acha um espaguete à bolonhesa? Na Itália. A não ser que você vá a um lugar super turístico, não vai achar isso em nenhum menu. Os italianos são muito específicos com que tipo de massa usar com cada molho, e um molho com carne só pode ser usado com uma massa achatada como tagliatelle. Então, se quiser comer o prato típico de Bologna, peça um tagliatelle al ragù.

Um bom molho leva nove horas para cozinhar e leva cenoura, cebola e aipo partidos em pedaços pequenos (nada de alho ou ervas!), carne de boi e porco e vinho tinto. E é maravilhoso! Falar de espaguete à bolonhesa aqui é quase crime – olha o prefeito de Bologna, que é conhecido por falar do assunto no twitter.

2) Frango à parmigiana

frango parmegiana

Os italianos adoram uma boa parmigiana, mas nem sonhariam em colocar frango ou outro tipo de carne nela. A parmigiana tradicional é feita com beringela frita, coberta por queijo e molho de tomate e depois assada.

3) Cappuccino com chocolate

cappuccino

Sabe no Brasil, quando você vai em um café e tem as opções cappuccino, para a bebida instantânea, ou cappuccino italiano, feito com espresso e chocolate quente? Esquece. Cappuccino é feito com espresso, leite e espuma de leite. E se for entre os italianos mais puristas, essa e outras bebidas com leite só podem ser pedidas até as 11, depois do almoço é expresso.

Leia mais: As regras italianas do café – e como preparar o seu com uma Moka

 

4) Espaguete com almôndegas

almondegas

Você que sonhava em reencenar o beijo de A Dama e o Vagabundo na Itália vai sofrer uma grande decepção. Almôndegas existem na Itália, mas elas não acompanham macarrão. Elas são geralmente pedidas como secondo, ou seja, o prato de carne após o prato de massa, e acompanhadas de batata ou salada, nunca de massa. Massa não é guarnição!

5) Caesar Salad

caesar salad

Caesar Salad, como o nome em inglês já fala, vem dos Estados Unidos. Na Itália não se come parmesão com alface!

E já que a gente tá falando de salada, lembra aqueles molhos italianos que você acha em self service? É tudo menos italiano. Eles usam apenas azeite e vinagre balsâmico.

6) Fettucine Alfredo

Macarrão com pão no mesmo prato, nunca
Macarrão com pão no mesmo prato, nunca

Fettucine Alfredo é outro que você pode achar em qualquer restaurante de São Paulo ou Nova York, mas não na Itália. E sinceramente, eles acham que um macarrão que leva apenas creme, manteiga e parmesão parece algo que você come quando está doente.

7) Macarrão com frango

pasta chicken

Para os italianos a questão é bem simples: frango não é tempero e massa não é guarnição.

8) Arroz à Piemontesa

O nome é inspirado na região do Piemonte, que realmente tem muito arroz. Mas misturar cogumelos com queijo é uma prática nada italiana, eles não colocam nem parmiggiano porque acham que o gosto de cogumelos é delicado demais. Quando chega na parte do leite e creme de leite, então, para eles é quase traição contra a pátria. 

9) Pizza de peperoni

Eu pedi PEPERONI!
Eu pedi PEPERONI!

Exste algo próximo a pizza de peperoni na Itália, com salames picantes, mas se você quiser uma procure no menu por  “pizza al salamino” ou “pizza diavola”. Peperoni na Itália significa pimentão, e o peperoni que a gente conhece vem dos EUA.
E aí, algum outro prato que te surpreendeu viajando? Conta para a gente nos comentários!

16 comentários

  1. Karina Mesquita

    Sensacional esse post! Trabalho em um centro gastronômico Italiano e todos os rstaurantes são separados, temos o de carne, peixe, massas, risotos e temos mais dois que reúne tudo mais não no mesmo prato e o que percebo é que causa estranheza entre os brasileiros. Adoraria que todos lessem esse artigo, facilitaria meu trabalho rs.

    1. Julia Boechat

      Oi, Karina, tudo bom? Desculpa a demora para responder! Sabe como é, fim de ano!
      Acho que em Roma como os romanos, não é mesmo? Nós brasileiros temos que aprender a respeitar o estilo italiano de preparar comida ao invés de achar que eles devem se adaptar ao que a gente quer.
      Muito legal seu trabalho, aliás!

  2. Mariana

    Uma coisa que me surpreendeu é que na Itália não existe macarrão e carne no mesmo prato nunca. Se você pedir, eles acham ruim. To olhando os menus do restaurante week semana que vem e todos os italianos tem isso, hahaha.

    1. Julia Boechat

      Não existe mesmo! Na Itália, é considerado rude pedir alterações em pratos, e isso inclui pedir para que o primo (prato de massa ou risotto) e o secondo (prato de carne) sejam trazidos juntos. Eles falam que massa não guarnição, é um prato separado. Mas aqui no Brasil é a coisa mais comum do mundo!

  3. Nicolas

    Poxa, você ta me fazendo olhar com dúvidas para todos os restaurantes “autênticos” aqui de SP hahaha

Deixe uma resposta