O século XX começou e terminou em Sarajevo

Sarajevo é uma cidade linda, interessante e miscigenada, mas ficou conhecida por dois eventos que marcaram o úlltimo século – ao ponto de dizerem que ele começou e terminou lá. Então vamos falar um pouco desses eventos.

O começo do século

IMG_20150908_223134

No domingo, 28 de junho de 1914, o arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, andava em uma carroça descoberta em Sarajevo com sua esposa Sophie. Ele era a favor de transformar o império de duas coroas em três, dando mais autonomia para as populações eslavas. Por isso, ele era visto como uma ameaça por patriotas sérvios que viam a Bósnia como seu espaço de influência.

Um desses patriotas jogou uma bomba no carro do casal, mas eles sobreviveram. A polícia imediatamente começou a revistar a multidão. Eles encontraram cinco outros homens portando armas. O sexto, Gavrila Princip, escapou e já quase desistia do atentado quando o carro dos dois passou em frente a ele. O arquiduque tinha mudado de planos quanto à rota, mas ninguém tinha avisado seu motorista, que virou na rua errada. Alguém falou com ele e ele diminuiu a  velocidade para manobrar. Em frente a Gavrila Princip, que atirou e matou ambos. A Ponte Latina sempre foi associada ao assassinato, embora ele tenha ocorrido na esquina próxima.

ponte latina assassinato atentado sarajevo primeira guerra
Gavrila Princip era venerado como herói na Iugoslávia

Os assassinatos de Franz Ferdinand e sua esposa fizeram com que a Áustria declarasse um ultimato à Sérvia, que se recusou a cumpri-lo. A Áustria declarou guerra a Sérvia, a Rússia se mobilizou contra a Áustria e a Alemanha em defesa da Sérvia, a Alemanha declarou guerra contra a França, que era aliada da Rússia, e atacou a Bélgica e Luxemburgo, que se casou com J. Pinto Fernandes, que não tinha entrado na história.

A conseqüência foi a Primeira Guerra Mundial. Então porque foi nesse momento que o século começou? É um conceito com o qual muitos historiadores trabalham que fala que foi nesse momento em que decaíram as características que tinham definido o século XIX e começaram a se delinear as características que definiriam o século XX.

Onde visitar: Além da própria esquina de onde Gavrila Princip disparou, tem um pequeno  museu ao lado que conta a história da Bósnia sob ocupação áustro-húngara e os eventos que desencadearam o assassinato do arquiduque. Ele é focado no país entre 1878 e 1918.

O Fim do Século

IMG_20151016_011532

Durante as guerras de dissolução da Iugoslávia, Sarajevo foi sitiada e duramente bombardeada por quase quatro anos, no maior cerco já inflingido a uma capital. A gente falou da guerra e do cerco em mais detalhes em um post anterior.

Um dos eventos da guerra foi a destruição da Biblioteca Nacional Bósnia. O prédio tinha sido construído durante a época do Império Austro-Húngaro em estilo neo-islâmico e continha manuscritos e incunabula insubstituíveis. Ele foi atacado em 1992 pelos ocupantes da cidade. A biblioteca foi incendiada, enquanto voluntários se arriscavam no prédio tentando salvar algo, e o corpo de bombeiros assistia sem poder fazer nada porque a cidade não tinha água.

biblioteca nacional, sarajevo, cerco, guerra
Biblioteca nacional, reconstruída em 2014.
Interior da Biblioteca Nacional
Interior da Biblioteca Nacional

O incêndio e o violinista Vedran Smailović tocando seu violoncelo nas ruínas do prédio. Crédito: wikicommons

A biblioteca não foi destruída por acidente: as forças ocupantes tinham passado um longo tempo mirando nela e em outros símbolos da cidade, como parte do seu projeto de limpeza étnica, destruição cultural e urbicídio.

As rosas de Sarajevo foram feitas quando se decidiu colocar tinta vermelha nos lugares onde massacres tinham sido cometidos. O padrão da tinta em cima das marcas dos explosivos lembra uma flor, então esses memoriais ficaram conhecidos como Rosas de Sarajevo. Como dizia um poeta da cidade, Jasminko Halilovićh: “Durante o cerco nós fomos divididos entre aqueles que com suas vidas plantaram rosas, e aqueles que sobreviveram para regá-las com suas lágrimas.”

“a rosa hereditária / a rosa radioativa / estúpida e inválida / a rosa com cirrose / a anti-rosa atômica / sem cor nem perfume / sem rosa, sem nada.” – ela não lembra esse poema do Vinícius sobre Hiroshima?

Então porque esse é o fim do século? Susan Sontag foi, parece, a primeira a usar a expressão, dizendo que Sarajevo começou o século com uma guerra e o terminou com outra. Talvez porque esse foi o século em que museus foram construídos em campos de concentração. Em que estupros cometidos por soldados começaram a ser vistos como um crime de guerra, e não como algo inevitável ou mesmo como um direito de conquistador. Em que pacifismo entrou no léxico da sociedade, e a juventude passou a admirar não quem ia para a guerra do Vietnã, mas quem se opunha a que ela acontecesse. E então tudo aconteceu de novo.

Onde visitar: Não só a biblioteca, mas qualquer lugar da cidade. Andando pelas ruas, você vê as marcas de bala, os estragos causados pelas bombas, as rosas. Outros lugares interessantes são a Galerija 11/7/95, sobre o genocídio em Srebrenica, o Museu Histórico, atrás do Museu Nacional, agora fechado, e os tours das colinas em volta de Sarajevo. Esse caminho é melhor não fazer por conta própria – as colinas ainda tem minas terrestres.IMG_20150910_190608Clique na imagem para ler mais sobre a Bósnia.

10 comentários

  1. Marco

    Ótimo post. Dá para ver que você gosta de história!

Deixe uma resposta