Predjama: Um castelo em uma caverna da Eslovênia

Quando eu vi o Castelo de Predjama, pensei que era um lugar onde eu tinha que ir e tirar uma foto. Não achei que seria nada demais por dentro, especialmente pela descrição bem morna do Lonely Planet. Mas tive uma boa surpresa.

Chegando ao Castelo de Predjama
Chegando ao Castelo de Predjama

O castelo é construído diretamente na rocha, então em algumas salas uma parede é natural e a outra é feita pelo homem, e em alguns pontos é impossível determinar exatamente onde uma começa e a outra termina.

IMG_20151019_173304 IMG_20151019_173605

As cavernas eram usadas de forma engenhosa, dotando o castelo de água, resfriamento e passagens secretas caso ele fosse sitiado. Atrás do castelo e invisível para quem o olha de fora existia um segundo castelo, dentro da caverna.

Entrada para o Castelo na caverna
Entrada para o Castelo na caverna

Nessa foto dá para ver os turistas em uma caverna ao redor do castelo. Você consegue achá-los?

Nessa foto dá para ver os turistas em uma caverna ao redor do castelo. Você consegue achá-los?

O castelo foi sitiado por generais do Império Austro-Húngaro no século XIV na tentativa de capturar Erasmo de Predjama. Ele era um barão que inventava impostos e saqueava caravanas, com tanta impunidade que ele parece até um político brasileiro. Finalmente, ele matou um homem que havia ofendido a honra de um amigo seu e o Império decidiu capturá-lo. Ele zombava do exército do lado de fora jogando para eles cerejas frescas e oferecendo carne fresca. Sem saber da existência do túnel, eles achavam que a exibição de tanta comida só podia ser resultado de bruxaria.

IMG_20151019_173449

O comandante militar resolveu então aceitar a oferta de comida e usou a oportunidade para subornar um dos homens de Erasmo. Ele sinalizou quando Erasmo foi ao banheiro, que era em uma parte pouco protegida do Castelo, e o comandante apontou as catapultas para esse lugar, matando finalmente Erasmo.

A exposição dentro do Castelo se concentra nessa época e nas histórias de Erasmo.

Vista para o vale
Vista para o vale

Quando eu visitei o Castelo, em agosto, estavam acontecendo demonstrações de justas medievais do lado de fora. Bom checar a programação.

IMG_20151019_173204

Como chegar lá usando transporte público

A vontade de visitar o castelo de Predjama foi o que mais me fez pensar se não era melhor visitar as cavernas de Postojna ao invés das de Škocjan, plano inicial. Afinal, Postoja é a apenas 9 km do Castelo e tem um ônibus grátis entre as duas.

Mas Škocjan parecia beeem mais legal, com aquele rio embaixo do canyon, e é patrimônio cultural do país. Eu não conseguia encontrar nenhuma informação online sobre como visitar Škocjan e Predjama no mesmo dia usando transporte público.

Felizmente, foi bem mais fácil do que parecia. Para ir a Škocjan eu peguei um trem para Divača, e ele no caminho parou em Postojna. Na volta então desci lá, e usei a mesma passagem Divača – Ljubljana algumas horas depois (o que é permitido no transporte público esloveno, contanto que seja no mesmo dia). As cavernas são incríveis, com o maior canyon subterrâneo da Europa, e eu recomendo muito a visita!

O castelo de Predjama fica a 10 km de Postojna, então você tem algumas opções. Pode andar até Postojna e pegar o ônibus gratuito lá (mas tem que comprar a entrada do Castelo lá de uma vez) ou chamar um táxi. Cuidado com o ônibus de Postojna porque os horários entre o ônibus de volta de Predjama e o horário do último ônibus para a estação não são bem pensados.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Eslovênia.

8 comentários

  1. Marcela

    Juro que a foto desse post é a mais legal que eu já vi na vida.

  2. Lucio J.

    Esse é o castelo mais legal que eu já vi! Dá muita vontade de ir para a Eslovênia!

Deixe uma resposta