Český Krumlov: contos de fadas e histórias de terror

De todos os lugares em que eu já fui, Český Krumlov é o que mais lembra um conto de fadas, com seu castelo do renascimento e casas cobertas de neve. No entanto, a cidade também tinha algo de história de terror, principalmente de noite, quando as ruas ficavam vazias e só dava para ouvir o barulho do vento.

IMG_20151006_210329

IMG_20151006_210450

Eu fiz o Free Walking tour do Wiseman, de manhã, e fiquei impressionada com a quantidade de histórias de assombração. A gente passou por uma escola de música e ouviu a história do professor que ainda era visto, cem anos depois de sua morte, vagando pelos corredores. Perto do castelo ouvimos sobre a donzela que teria sido jogada do alto da torre, entre outras histórias.

IMG_20151006_211935

Andando pela cidade em uma noite de inverno, não é difícil imaginar como as histórias surgiram.

Tem a sensação de estar sendo observado?
Tem a sensação de estar sendo observado?

Aliás, eu e minhas amigas que estavam comigo brincamos que se um lugar no mundo é assombrado, é certamente Český Krumlov. No nosso albergue, a dona mostrou o braço enfaixado e disse que tinha sido esfaqueada por uma hóspede, que começou a falar coisas que não faziam sentido e a atacou. Todas as pessoas do albergue estavam no mesmo quarto, e mesmo assim de noite a gente conseguia ouvir o tempo todo o sensor de movimento do banheiro sendo ativado. Contar histórias de terror provavelmente não ajudou com o clima.

O Castelo de Český Krumlov também é cercado de histórias. Ele é o segundo maior da República Tcheca, depois do Castelo de Praga, e começou a ser construído no século XIII.

IMG_20151006_211305

O Castelo é todo decorado com a técnica de sgraffito, em que as imagens são talhadas na pedra.

IMG_20151006_211751
Você pode explorar o Castelo de graça, ver a ponte e os terraços com vista para a cidade, mas precisa de um ingresso para entrar nos aposentos ou para subir a torre.

IMG_20151006_211102 IMG_20151006_211352

Uma das famílias que morou no castelo foi a dos Rožmberk. Eles acreditavam ter um parentesco com a família italiana dos Orsini, e para reforçar isso começaram a criar ursos dentro do castelo (Orsa em italiano é ursa). Até hoje eles são criados em um fosso, mas não podem ser vistos no inverno, quando eles hibernam.

PANO_20150131_115405

Depois o castelo foi posse das famílias Eggenberg e Schwarzenberg até que foi nacionalizado pelo estado comunista após a segunda guerra. Uma das maiores atrações é o teatro barroco do castelo, mas ele fica fechado no inverno.

Várias lendas cercam a construção do castelo, inclusive a de Perchta Rožmberk, que teria se recusado a perdoar o marido no leito de morte e foi amaldiçoada por ele. Ela ainda andaria pelo castelo vestida de branco.

IMG_20151006_211227

O famoso artista austríaco Egon Schiele morou em Český Krumlov. Ele era conhecido pelo expressionismo, pela sensualidade crua e pelas pinturas de nus, e vocês podem imaginar como isso era mal visto em uma pequena cidade. Ele logo foi expulso da cidade, mas hoje há um museu dedicado a ele.

IMG_20151006_211137
O charme do centro da cidade é incrível. A maioria dos prédios lá foi construída em estilo renascentista, embora depois muitos tenham adicionado um andar barroco, para se adequar à nova moda. Em alguns deles, você pode até ver que o primeiro andar foi construído na Idade Média, embora hoje, como a cidade subiu de nível, esse seja geralmente o subsolo.

Se você construiu uma casa renascentista e o barroco entrou na moda, não entre em pânico: construa mais um andar com volutas.
Se você construiu uma casa renascentista e o barroco entrou na moda, não entre em pânico: construa mais um andar com volutas.
Praça principal
Praça principal
Claustro de uma igreja
Claustro de uma igreja

IMG_20151006_210556

O rio de Český Krumlov é o Vltava, o mesmo rio de Praga. No verão ele é bem popular para fazer esportes radicais.

IMG_20151006_210526 IMG_20151006_210828

Uma das surpresas da cidade foram os grafites zombando dos turistas que chegam todo dia. Coloquei aqui três, mas a série é enorme e foi ótimo andar pelas ruas descobrindo cada um.

IMG_20151006_210748 IMG_20151006_210948 IMG_20151006_210904

Edison, o mascote do nosso grupo de trabalho voluntário

Trabalho voluntário Praga edison fazendo amigos cesky krumlov

Trabalho voluntário Praga edison labirinto espelhos
No labirinto de espelhos

Český Krumlov fica a 180 km de Praga, ou cerca de três horas de ônibus para cada lado. Dá para ir como day-trip, mas eu acho um crime. A cidade merece mais, e de noite ela fica completamente diferente. Recomendo muito passar uma noite por lá. Se você está indo de Praga para Viena ou vice-versa, é a parada perfeita no meio do caminho.

Chegar lá de ônibus é mais rápido e prático que de trem. Recomendo a empresa Student Agency, que é conhecida por ter bons preços, televisão atrás de todas as poltronas com vários filmes e servir bebidas quentes incluídas. Qualquer viagem de trem na República Tcheca tem descontos para grupos, mas não existem trens diretos e tem que fazer baldeação em Český Budejovice.

Por causa de um imprevisto, acabamos indo de trem e voltando de ônibus. Na ida, paramos em Český Budejovice para ver a maior praça do Renascimento na República Tcheca, e passamos cerca de uma hora na cidade. Se você estiver indo passar dois dias, é uma opção legal.

Meu albergue mal-assombrado era o Hostel99.

IMG_1086
Nós em Cesky Budejovice, na maior praça em estilo do Renascimento da República Tcheca

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a República Tcheca.

9 comentários

  1. Victor

    Amei as fotos, ficaram ótimas. Que câmera você usou?

    1. Julia Boechat

      Ei, Victor, tudo bom? Obrigada pelo comentário!
      Usei a câmera do meu celular mesmo, era um Nexus 5, o celular do google.

  2. Felipe

    Essa é na minha opinião a cidade mais bonita da Europa.

  3. Luísa Souza

    Nossa, que cidadezinha apaixonante! To adorando as histórias.

Deixe uma resposta