11 pratos típicos para provar em Matera

Essas são algumas sugestões de pratos maravilhosos para provar na cidade de Matera, na Basilicata. Eles são pratos que foram alvo de muito preconceito – a cozinha de Matera é bem campesina, baseada em ingredientes simples e sazonais e em não desperdiçar nada. Ela era chamada na Itália, assim como a culinária da Puglia e outras regiões do sul, de “cozinha pobre”. Hoje, com a moda de “from farm to table”, ela tá ressurgindo, e além de ser deliciosa, é uma experiência cultural fundamental do sul da Itália.

1) Pane materano em todas as refeições

pane materano wiki commons

A comida mais famosa que vem de Matera é o pão, que é considerado um dos mais saborosos da Itália. Antigamente, cada família fazia o seu em casa e o levavam ao forno comunitário, então eles tinham que marcar o pão para que fosse possível reconhecê-lo entre os outros. Hoje os carimbos de marcar o pão ainda são um souvenir popular para comprar aqui.

Mas voltando ao pão, dá para aproveitá-lo em todas as refeições, já que ele é usado para fazer bruschetta, sanduíches, como migalhas em cima da massa, e claro para fazer a Scarpeta, mergulhando no que sobrou de molho depois do prato de massa.

2) Focaccia alla Chianca

Já aqui uma das outras oportunidades de comer o pão de Matera, na forma de focaccia, apenas com tomates e azeite, idealmente feita no forno à lenha.

3) Ciallédd

Cialléd é outro prato à base de pão. Ele tem uma versão quente, com batatas, cebolas, cime di rape ervas e flores da Murgia (a região montanhosa em torno). A versão fria vem com tomates, pepino, cebola e muito azeite.

4) Crapiata

crapiata

A Crapiata também é feita com legumes típicos da região, preparado com trigo, farro, chícharo, feijão, grão de bico, fava, batata e ervilha, além de salsão, cebola, tomate, cebola e muito aceite para dar gosto. A lenda é que esse prato era preparado para celebrar a colheita, e que todas as mulheres a preparavam juntas, cada uma trazendo um pouco de grãos.

5) Fave e Cicorie

fave e ciccoria

Esse prato é composto de um purê de favas servido com ervas frescas, geralmente chicória. Geralmente eles são servidos no pão, então é outra oportunidade de prová-lo.

6) Peperoni Cruschi di Senise

primo cacioricota peperoni cruschi matera

Essa é uma das maiores especialidades da região Lucana, os pimentões secos, que ficam muito crocantes e um pouco doces. Eles são muito usados em Primi, os pratos de massa na Itália, junto com algum tipo de massa fresca local, feitas sem ovos.

7) Orecchiette con funghi e salsiccia

Quando vi esse prato,  não dei nada por ele, já que macarrão com cogumelos e linguiça se vê na Itália inteira. Mas ele é local, e inclusive também é conhecido como Orecchiette alla Materana, usando linguiças feitas segundo a tradição local e com cogumelos Cardoncelli, que crescem na região.

8) Ravioli di pezzente e Fagioli di Sarconi

Outro primo, feito com linguiça local e feijões.

9) Cazzomarro

Secondo feito com órgãos de cordeiros, como pulmão, fígado e coração, preparados na grelha. Eles também são encontrados em uma versão mais simples (de fazer, mas bem mais difícil de pronunciar) o gn’mm’rèdd.

10) Pignata

Esse prato é feito com a carne de ovelhas mais velhas, especialmente as que davam leite. A carne é cozida por horas e depois colocada em um vaso de terracota junto com pecorino, legumes e ervas da Murgia, tudo fechado hermeticamente com uma camada de massa, e assado de novo lá dentro. Ela é considerada a rainha da comida campedina, mas é difícil achá-la, por causa do tempo que o prato requer, e os restaurantes que o preparam devem ser contatados com alguns dias de antecedência.

11) Strazzate Materane

Doce típico preparado com ovos e amêndoas.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

1 comentário

Deixe uma resposta