Como não perder dinheiro com um vôo low cost

Vôos de companhias low-cost na Europa parecem um sonho. Uma olhada na página e você acha que dá para chegar em qualquer parte de continente por dez euros. Mas não é bem assim, e na verdade algumas pessoas acabam passando bem caro pelos seus vôos low-cost. 

Então veja aqui como não perder dinheiro voando com essas companhias.

 

Compre seu vôo com antecedência

Low-costs funcionam nesse aspecto como as companhias tradicionais: um vôo que geralmente sai por 20 euros se comprado um mês antes pode facilmente sair por 200 se comprado em cima da hora.

Atenção às exigências!

fee

 

Carimbe passagem de passaporte não-europeu

As vezes é uma exigência, às vezes não. Ultimamente eles não estão exigindo dentro da União Européia, mas eu sempre acho bom checar, porque se eles exigirem e você não tiver feito, você não embarca.

 

Faça o checkin online

A multa por fazer checkin no aeroporto é de mais de 50 euros, então sempre faça com antecedência! Se você não compra um assento e prefere ficar com um aleatório, o checkin só abre 48 horas antes do vôo. Se você compra um assento, pode fazer o checkin até 60 dias antes. Se você está indo para uma viagem e sabe que os últimos dias vão ser apertados ou o acesso a internet vai ser difícil, melhor pagar um pouco a mais pelo assento e garantir o checkin.

Se o seu vôo requer o controle de passaporte do qual falamos acima, lembre-se de imprimir a passagem para que o controle seja feito nela, senão também corre o risco de receber uma multa.

6a00e5538644e288340168eb811d54970c

Cuidado com as restrições de bagagem

As companhias low-cost não brincam quando o assunto é bagagem. Você pode pagar pelo direito de despachar bagagem, ou na hora da compra ou do checkin, mas em cima da hora é uma fortuna. E eles tem o direito de te obrigar a despachar qualquer bagagem que não entre no medidor. Então cuidado, porque uma mala alguns centímetros fora da norma já não entra! Uma mochila um pouco maior entra, se não estiver cheia. Mas saiba que com qualquer bagagem fora da norma, você ta correndo risco.

Em 2 de novembro de 2018, começaram as novas regras em que você só pode entrar com uma bagagem de 40cm x 30cm x 20 cm. A maioria de malas vendidas como de mão não podem mais ser levadas com isso, só bagagens realmente minúsculas, as mochilas de ataque que a gente usa para passar o dia, ou uma bolsa. Você pode se adequar a isso, ou pagar uma taxa de em torno de 6 euros para poder levar a mochila de mão normal (limitado aos 90 primeiros que comprarem) ou pagar ainda mais para despachar. Quando eu fui para o Marrocos, paguei mais e levei minha mochila normal. Em viagens mais curtas, fui com minha mochila da escola mesmo.

viajar bagagem mão somente item pessoal
Essa mochilinha era o limite de viajar com item pessoal

Saiba onde é seu aeroporto…

O aeroporto que a Ryan Air chama de Milão fica na verdade em Bérgamo, que fica a uma hora de trem de lá. O de Paris fica em Beauvais. Pense em companhias brasileiras que vendem passagem para Campinas chamando de São Paulo. Em outros lugares usam aeroportos mais convenientes, como é o caso em Dublin, mas é sempre bom saber aonde exatamente você ta indo.

ryanair (1) E como chegar lá no horário do seu vôo

Mesmo alguns aeroportos perto das cidades que servem podem ter opções limitadas de transporte. Tendo que pegar um avião bem cedo de manhã em Londres-Stansted, tive que pagar pelo trem expresso, que custou cerca de 30 libras – mais do que eu paguei pelo vôo para Dublin. Poderia ser pior, se fosse um pouco mais cedo eu teria que ir de táxi. Então se você quer realmente economizar, olhe bem as opções de como chegar no aeroporto, especialmente se seu vôo for bem cedo ou tarde da noite!

ryanair

Outra coisa para prestar atenção é que um vôo de uma hora não leva uma hora. Mesmo sem contar com atrasos, você tem que chegar ao aeroporto horas antes, e eles geralmente são longe do centro da cidade. Depois você tem que pegar outra forma de transporte no seu destino. Então o tempo de deslocamento pode chegar facilmente a quatro horas ou mais. É sempre bom colocar isso na balança e pensar se o voar é realmente mais conveniente do que pegar um trem ou um ônibus. Eles geralmente vão de centro da cidade a centro da cidade, você pode levar quantos líquidos quiser e vôos curtos são terríveis do ponto de vista do meio ambiente.

 

E você, já perdeu dinheiro com um vôo low-cost? Conta para a gente nos comentários.

Deixe uma resposta